Projeto de cultivo do girassol tenta aprimorar a produção
O campus de Ponta Porã do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) desenvolve desde o início do ano um projeto de cultivo do girassol e análise da constituição genética de suas variedades. Entre os objetivos estão o melhoramento genético da cultura, visando a contribuir para o estabelecimento sustentável do girassol no país, possibilitar aos produtores acrescentar melhorias no produto e oferecer ao consumidor óleo de melhor qualidade.
A iniciativa, que envolve professores e estudantes, é realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Denominado Avaliação de Genótipos de Girassol nas Condições de Ponta Porã, o projeto concentra-se no estudo do crescimento e produtividade de genótipos para o desenvolvimento de híbridos e variedades em função das condições de solo e clima.
Sob a supervisão geral da Embrapa, o projeto desenvolve-se em rede, de maneira simultânea, em diferentes locais do Brasil. Coordenado pelos docentes do campus e com participação dos estudantes do primeiro semestre do curso de graduação em agronomia e do sétimo semestre do curso técnico integrado em agricultura, o experimento montado em Ponta Porã serve também como espaço para aulas práticas dos dois cursos.
A primeira fase do projeto está prevista para ser concluída neste mês de julho. A partir disso, podem ser apresentados os primeiros resultados da pesquisa nas reuniões nacionais promovidas pela Embrapa, que dão origem a publicações sobre o tema.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFMS