Agrotécnica de Iguatu-CE oferece curso de tecnólogo em irrigação
A Escola Agrotécnica Federal de Iguatu (CE) está oferecendo à comunidade o curso superior de tecnologia em irrigação e drenagem. A primeira turma, constituída por 25 alunos, começou as aulas em fevereiro. Segundo a coordenadora, Helbe Araújo de Queiroz Palácio, o próximo vestibular será em junho. O curso oferecerá 50 vagas anuais (duas turmas de 25 alunos, duas entradas por ano). Os turnos serão nos períodos matutino e vespertino e a matrícula será semestral. A carga horária é de 2.810 horas - incluídas as 250 horas referentes ao estágio curricular e 100 horas de trabalho de conclusão do curso. A integralização mínima é de seis semestres e a máxima de 12 semestres.
O mercado de trabalho é considerado promissor para os futuros tecnólogos do município, dada a importância do setor primário na região centro-sul do estado. Iguatu lidera o ranking estadual na produção de arroz e, para manter a posição, o sistema de irrigação utilizado nessa cultura é fundamental. O que exige a formação de tecnólogos que se especializem na gestão dos recursos ambientais, particularmente dos hídricos.
A técnica da irrigação é um fator de produção adequado para fazer frente ao desafio de se aumentar a produção de alimentos. Ela consiste na aplicação de água ao solo na quantidade e momento apropriados e de forma econômica. O objetivo é criar condições favoráveis de umidade para o desenvolvimento de culturas não somente de arroz, mas de frutas como manga, maracujá e melão, visando sua exportação.
Capacidade - De acordo com o relatório da comissão do MEC que esteve em novembro na Agrotécnica de Iguatu para verificar as condições de oferta, os professores têm ótima formação acadêmica para o primeiro ano do curso. Ele é composto por oito mestres e três especialistas. Todos têm experiência considerável na área.
A instituição também possui os laboratórios necessários ao desenvolvimento do curso. São eles os laboratórios de química e física dos solos e de tecidos vegetais. Possui também estação climatológica e as unidades de fruticultura irrigada, de oleicultura irrigada e de forragicultura irrigada.
Repórter: Ana Júlia Silva de Souza