Cefets e EAFs preparam concurso para professores
Os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) e as Escolas Agrotécnicas Federais (EAF), ligados à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), devem começar a divulgar na primeira quinzena de abril os editais do concurso para professor de educação básica. Serão 672 vagas, distribuídas entre os 34 Cefets, 36 EAFs e as 40 unidades de ensino descentralizadas, vinculadas aos centros.
Os editais deverão ser divulgados no Diário Oficial da União e em veículos de comunicação social. As regras e as exigências para os concursandos serão definidas pelas Cefet e EAF, que têm autonomia para elaborar o edital e definir o processo e o cronograma do concurso. A expectativa é de que todos os concursos aconteçam até o final de junho, prazo dado pelo governo para que as instituições supram as vagas liberadas. Com isso, a intenção é de que os concursados ingressem em julho e que no segundo semestre já estejam dando aulas.
"Embora as vagas sejam para professores de educação básica, em cursos técnicos, eles poderão vir a trabalhar em cursos superiores de tecnologia", explica o presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), Luiz Edmundo Aguiar.
Vagas - As 672 vagas para os Cefets e EAFs fazem parte da autorização dada no início deste ano pelo MEC, para a contratação de 800 professores de ensino básico para universidades federais, Cefets, EAFs, Colégio Pedro II, Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e Instituto Benjamin Constant. A autorização foi dada pela Portaria nº 412, publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de fevereiro.
Leandro Marshall