Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professores vão aos EUA para fazer curso intensivo de inglês
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet-RN pesquisa uso do lodo na fabricação de tijolos

  • Terça-feira, 12 de abril de 2005, 08h19
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 11h33

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) desenvolve pesquisa para a utilização do lodo residual das usinas de tratamento de esgotos na fabricação de tijolos e telhas. Executado em parceria com o Departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná (Sanepar), o projeto faz parte do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

No Cefet-RN, o projeto é desenvolvido pelos professores André Calado, Franciolli Araújo e José Yvan Pereira Leite. Segundo Yvan, o desenvolvimento de uma metodologia de produto cerâmico com a utilização do lodo significa a geração de alternativas para conflitos ambientais, como o risco de esgotamento das jazidas naturais de argila e a questão da destinação adequada do lodo residual das usinas de tratamento de esgotos. "Há riscos ambientais, pela presença de metais pesados nocivos ao ambiente natural e à saúde dos seres vivos", explicou o pesquisador. "Lançado sem cuidado na natureza, esse lodo contamina solos e mananciais hídricos."

Yvan revelou que a fase de testes laboratoriais está quase no fim. A partir de junho deste ano, serão feitos ensaios industriais e de viabilidade econômica para colocar os produtos no mercado. "Nossos estudos indicam que o lodo pode ser adicionado à argila numa proporção de até 25% sem comprometer a qualidade do produto", afirmou. "Vamos agora realizar testes de solubilidade para verificar a fixação dos metais pesados sem significar riscos nos usos futuros."

O pesquisador destaca a importância de uma boa gestão ambiental para a promoção da qualidade de vida das populações, de forma a atenuar os impactos da coleta de matéria-prima e da deposição de resíduos. "Este é o nosso foco atual. As possibilidades econômicas da pesquisa ainda serão avaliadas nos ensaios industriais, mas creio que são imensas", concluiu.

Repórter: José Leitão 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página