Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Tomam posse os diretores do Cefet-GO e Agrotécnica de Araguatins

  • Segunda-feira, 25 de abril de 2005, 15h56
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h31

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Antonio Ibañez Ruiz, empossou nesta segunda-feira, 25, em Brasília, os diretores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO), Adolfo Sérgio Furtado da Silva, e da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (TO), Francisco Nairton do Nascimento. Adolfo Sérgio assume, na condição pro tempore, a direção da única instituição federal de Goiás a oferecer formação técnica e tecnológica - o Cefet tem 11 cursos superiores de tecnologia reconhecidos pelo MEC. Francisco Nairton assume a direção da escola agrotécnica do município com o maior número de assentamentos do país.

Adolfo Silva deverá assumir o Cefet-GO em julho, na condição de pro tempore. Segundo ele, a instalação dos centros federais de educação tecnológica, a partir de 1999, significou um ganho enorme para a educação profissional no país. "Antes, as escolas se limitavam a oferecer basicamente ensino técnico de nível médio. Agora, passamos a oferecer também cursos superiores de tecnologia. Só no Cefet-GO já foram reconhecidos dez cursos", afirma.

Os cursos superiores de tecnologia são nas áreas da construção civil, eletromecânica, telecomunicações, meio ambiente, hotelaria, turismo, química industrial, geomática, transportes e informática. O Cefet-GO oferece também o curso de licenciatura plena em física. Os cursos técnicos são seis: cartografia, educação, eletrotécnica, mecânica, meio ambiente e mineração. Os alunos podem cursar também o ensino médio. Nas unidades de Goiânia e Jataí, o Cefet-GO atende cinco mil alunos.

Assentamentos - A Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (TO) fica na região do Bico do Papagaio. O município concentra 24 assentamentos. Há, por isso, uma grande demanda por cursos de agricultura familiar e agropecuária. Devido a presença do rio Araguaia, que faz divisa com o estado do Pará, existe um grande contingente de pescadores que precisam de formação profissional. Para estas pessoas, pretende-se oferecer cursos básicos à noite.

Atualmente, a Agrotécnica oferece cursos de técnico em agricultura, zootecnia e agroindústria. Em breve, será oferecido o curso de informática e retomado o de agropecuária.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página