Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encontro discute estratégias para aprimorar coleta de dados
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Instituto de Brasília conclui semana de produção científica

  • Sexta-feira, 18 de setembro de 2015, 14h54
  • Última atualização em Sexta-feira, 18 de setembro de 2015, 14h54

Cervejas artesanais com ingredientes do cerrado, produzidas por estudantes do IFB, foram mostradas na Semana de Produção Científica (foto: Mariana Leal/MEC)Reaproveitamento de madeira, conjunto de eletrônica, ambiente acadêmico em rede social, instrumentos geodésicos feitos de bambu e mamona. Esses são alguns dos projetos expostos na 5ª Semana de Produção Científica no Instituto Federal de Brasília (IFB), que terminou nesta sexta-feira, no novo campus de Taguatinga.

O evento, consolidado no calendário do IFB, teve o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, e envolveu os institutos federais de Brasília, Goiás, Goiano e do Norte de Minas Gerais. Nesta edição, a programação incluiu uma feira de estágio e emprego, com cadastro para estudantes e egressos, e um seminário sobre inovação tecnológica.

No evento, foram realizadas palestras, oficinas, apresentações culturais, mostras de filmes e de pôsteres, premiações e espaço cyber (espaço virtual para a comunicação disposto por tecnologia), além da tradicional Feira de Inovação, com projetos da Fábrica de Ideias, concurso que premia iniciativas inovadoras em produtos, serviços e processos tecnológicos.

Chamaram a atenção, nos dias do evento, os projetos voltados para o ramo alimentar, como molho de alimentos funcionais; paçoca de casca e semente de abóbora; cervejas artesanais com ingredientes do cerrado e conserva de verduras. No setor de informática, além do já conhecido IF Social (rede social acadêmica), há projetos de linguagem em software, além de ambiente para disseminação e organização de conhecimento corporativo.

Ana Cláudia Salomão

X
Fim do conteúdo da página