Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro profere aula inaugural em primeira de 23 unidades de instituto estadual maranhense
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Ministro profere aula inaugural em primeira de 23 unidades de instituto estadual maranhense

  • Segunda-feira, 07 de março de 2016, 19h21
  • Última atualização em Terça-feira, 08 de março de 2016, 10h03

Para o ministro Mercadante, as novas unidades do instituto maranhense representam uma semente para a educação do futuro (Foto: Carlos Geromy - Governo do Maranhão)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, proferiu nesta segunda-feira, 7, a aula inaugural do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), inspirado no modelo dos institutos federais. Esta é a primeira de 23 unidades voltadas à formação profissional de jovens e à formação no ensino médio em tempo integral, a ser construídas naquele estado.

Segundo o governador do Maranhão, Flávio Dino, até o final de 2018 serão 23 Iema’s que funcionarão de maneira complementar à rede dos institutos federais. “A partir das vocações de cada uma delas, estamos criando escolas de referência, a primeira é esta em São Luís”, disse Dino. “Os Iema’s visam, de maneira geral, as cidades de porte médio, para criarmos a noção de rede, para fomentar as outras escolas para que em um tempo as escolas passem a ser de tempo integral”, explicou o governador.

De acordo com Mercadante, os institutos estaduais terão um papel importante para o desenvolvimento da educação no estado. “Eu vejo esta escola como uma semente do que deve ser a educação do futuro para o ensino médio. Eu tenho certeza que se nós tivermos educação integral para os jovens, combinando a formação básica com ensino técnico e profissional, nós vamos formar um profissional mais completo e um cidadãos com mais valores”, disse o ministro.

Conif – Mercadante também participou em São Luís da abertura da 61ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Mais cedo, Mercadante visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

No encontro com o Conif, o ministro mencionou a necessidade de garantir, junto ao Congresso Nacional, os recursos orçamentários para cumprir o Plano Nacional de Educação (PNE). “Não adianta estabelecer metas ambiciosas e não garantir o financiamento. O que entra para a educação é o que o Congresso aprova no orçamento. O Congresso precisa se debruçar sobre o financiamento da educação”, disse.

Para Mercadante o PNE estabelece prioridades para educação brasileira e o primeiro desafio é colocar 600 mil crianças na escola. “Nossa prioridade é colocar todas as crianças de quatro e cinco anos na escola. Junto com esta meta está alfabetizar todas as crianças até os oito anos”, afirmou.

Para os institutos federais, o ministro destacou a importância de avançar na pesquisa. “Temos que olhar com mais carinho para os parques tecnológicos dos institutos e a integração com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Com isso você consegue um novo marco da ciência e tecnologia; consegue fortalecer os pesquisadores dos institutos; e gera tecnologia e forma profissionais qualificados, que é um grande interesse estratégico”, concluiu.

Antes da reunião com o Conif, o ministro participou da cerimônia de posse do novo secretário estadual de Educação do Maranhão, Felipe Camarão.

Assessoria de Comunicação Social

Ouça:

Assista:

 

X
Fim do conteúdo da página