Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Educação desperta interesse na 57ª SBPC
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Educação desperta interesse na 57ª SBPC

  • Terça-feira, 19 de julho de 2005, 10h16
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h18

A reforma universitária, o Portal de Periódicos, bolsas de mestrado e de doutorado são temas que atraem o público que visita o estande do Ministério da Educação na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se realiza em Fortaleza até sexta-feira, dia 22. Em forma de jangada estilizada, o estande do MEC acompanha o tema do encontro, Do Sertão Olhando o Mar: Cultura e Ciência. Diferentes órgãos e secretarias do MEC criam canais diretos de comunicação entre o governo e professores, estudantes e demais profissionais ligados à área da educação.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), considerado o maior banco de informações científicas do mundo, tem sido muito procurado por pessoas em busca de esclarecimentos sobre bolsas de estudos para pós-graduação no país e no exterior. A enfermeira Adla Almeida, de Quixadá, Ceará, por exemplo, procura o máximo possível de informações sobre cursos no exterior. Com especialização já concluída, ela tem interesse em estudar, estagiar ou realizar pesquisas fora do país.

Protótipos — Os centros federais de educação tecnológica (Cefets) do Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, e Rio Grande do Sul também participam do evento. O Cefet do Rio de Janeiro apresentou o protótipo de um aeroplano não-tripulável, controlado por rádio, para o transporte de cargas. De acordo com Renato de Almeida Faria, aluno de engenharia industrial mecânica do Cefet, o projeto obteve o 11º lugar entre 63 que participaram de competição promovida pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SAE).

Para Renato, participar da reunião da SBPC é uma experiência que dá estímulo e confiança. “É muito bom poder mostrar que o Cefet não é só uma escola de nível técnico, mas oferece também cursos de graduação, desenvolve projetos, tem alunos trabalhando e laboratórios funcionando”, destacou.

A estudante Priscila Sampaio, do curso superior de automação do Cefet do Rio Grande do Norte, mostrou dois protótipos desenvolvidos em sala de aula. São veículos controlados tanto por computador quanto por controle remoto.

Repórter: Fátima Schenini


 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página