Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC prepara articulação para formação de professores
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Conferência terá intensa programação cultural

  • Sexta-feira, 03 de novembro de 2006, 17h40
  • Última atualização em Terça-feira, 22 de maio de 2007, 11h00

03/11/2006 20h40

Uma intensa programação cultural está prevista para a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre de 5 a 8 de novembro. O evento, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, tem por objetivo elaborar uma política nacional de educação profissional e tecnológica e integrar as redes federal, estadual e municipal do setor.

A programação cultural começa no domingo, 5, dia da abertura da conferência, com apresentação do Coral da Escola de Música de Brasília, do grupo de Teatro G7, além de dança e exposição de livros. Às 21h, haverá a exibição do grupo Takasax, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A noite será encerrada com um coquetel.

Música e teatro — No repertório do Coral da Escola de Música de Brasília, composições de Haydn e de Mozart, ainda como parte das comemorações dos 250 anos do músico austríaco. A apresentação do coral será no Espaço Cultural. Em seguida, a companhia de Teatro G7 fará exibição, com os esquetes Otello para Todos os Brasileiros e o Sesc Esquete Show Reino Animal. O primeiro é baseado na obra de José Manuel de Macêdo e o segundo é uma fábula.

O Teatro G7 é uma companhia brasiliense criada em 2001. Os seus quatro atores se revezam em personagens tanto do sexo feminino quanto do masculino, e costumam fazer interações com o público. Em 2004, foi eleito o melhor grupo de teatro do Brasil, pela criação teatral Volkswagen, depois de concorrer com outros 480 grupos de teatro.

Às 21h30, é a vez do grupo Takafax, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Note (UFRN). O Takasax surgiu em 2003, do encontro de alunos que cursavam a disciplina prática de conjunto, do curso técnico de música. Trabalhando o rico repertório camerístico para essa formação instrumental, os alunos resolveram ir mais além e, ao término do semestre, optaram por continuar desenvolvendo e vivenciando a riqueza dessa junção de vozes e os arranjos do repertório erudito e popular escrito para quarteto de sax. Após algum tempo, juntaram-se ao quarteto o contrabaixo e a bateria. O repertório popular é eclético, mas o grupo não descuida das raízes nordestinas.

O Takasax é formado pelo sax soprano e sax alto Java Ferreira, pelo sax tenor Luciano Júnior, pelo sax barítono Leonardo Tomé e por Marcílio de Oliveira no contrabaixo.

Ana Júlia Silva de Souza

Leia mais...
Confira as notícias da 1ª Conferência Profissional e Tecnológica

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página