Responsabilidade social está na sala de aula no Cefet Mato Grosso
Ensino, pesquisa e extensão caminham juntos no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Mato Grosso, que tem sede em Cuiabá (MT). A prova dessa prática é o Projeto Moradia, desenvolvido por professores e alunos dos cursos técnicos e tecnológicos da área da construção civil.
No projeto, os estudantes combinam aprendizado profissional, tecnológico e pesquisa sobre a construção civil com a responsabilidade social. O Moradia planeja, estrutura e executa projetos de extensão e contribui na busca de soluções para problemas vividos pelas populações carentes das periferias de Cuiabá.
A fundamentação do projeto é dos professores do Cefet/MT, Wilson Conciani e Nádia Kunze. Eles fizeram uma pesquisa para identificar os motivos da falta de moradia no Brasil e no mundo. Entre as causas, Conciani e Kunze destacam o modo de produção capitalista como gerador de desigualdades.
A íntegra da pesquisa e o relato de outras experiências estão na série Cadernos Temáticos, publicação que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) lança na próxima segunda-feira, 4, em Cuiabá. O evento será às 15h, na sede do Cefet-MT.
Sophia Gebrim