Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Medalha Paulo Freire premia experiências bem-sucedidas
Início do conteúdo da página
Combate ao coronavírus

IFCE desenvolve projeto para monitorar Covid-19

  • Quarta-feira, 15 de abril de 2020, 13h06
  • Última atualização em Quarta-feira, 15 de abril de 2020, 13h07

Novidade apresenta histórico de estados e gráficos comparativos entre países


Uma ferramenta capaz de monitorar e apresentar dados em diversos níveis sobre o novo coronavírus acaba de ser desenvolvida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). O projeto, chamado de Monitor Covid-19, apresenta o histórico de casos em cada estado do Brasil, a projeção do avanço e recuo da contaminação e gráficos comparativos com outros países.

O Monitor Covid-19 utiliza informações fornecidas pelos governos federal e do Ceará e pelo Hospital John Hopkins, dos Estados Unidos. Fruto do trabalho de profissionais do Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (Lapisco) do IFCE, a ferramenta também oferece um simulador de progressão da Covid-19, levando em conta medidas como isolamento social, tanto horizontal como vertical. 

De acordo com o professor Pedro Pedrosa, coordenador do Lapisco, o Monitor Covid-19 surgiu com o objetivo de agregar dados, informações e análises científicas. “Diferente de um relatório técnico com dados estáticos, essa ferramenta chama atenção pela forma de interagir e pela maneira didática que apresenta as informações, inclusive para pessoas não especialistas na área”, explicou. 

A inovação ainda faz uma projeção da demanda hospitalar com base no sistema de saúde da população em análise. Para isso, a plataforma utiliza parâmetros como gravidade da doença, taxa de crescimento para pacientes críticos que precisarão ser internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e precisarão de ventilação mecânica, entre outros aspectos.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFCE

Assunto(s): IFCE , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página