Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro visita Universidade de Brasília e discute expansão
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Escola de Minas ganha prêmio por pesquisa

  • Sexta-feira, 21 de setembro de 2007, 10h05
  • Última atualização em Segunda-feira, 24 de setembro de 2007, 12h48

A pesquisa Professores de Educação Física e sua Cultura Docente foi a vencedora do Prêmio de Literatura Científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), entidade científica que congrega pesquisadores ligados à área de educação física. A valorização da educação física como componente curricular mais apto a intervir na formação dos alunos é uma das conclusões do estudo.

Autor da pesquisa, o professor José Ângelo Gariglio, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais, afirma que a premiação valoriza os trabalhos científicos produzidos pelo corpo docente da Rede Federal de Educação Tecnológica. “O prêmio que recebemos no 15º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, em Recife, vai estimular ainda mais a produção acadêmica brasileira na área da educação física”, destaca.

De acordo com Gariglio, a pesquisa investigou, durante um ano, o cotidiano escolar de três professores de educação física do Cefet de Ouro Preto, Minas Gerais. “Nosso objeto de estudo foi centrado na análise dos métodos e conhecimentos construídos pelos professores a partir de seus desafios diários impostos pela prática profissional”, afirma.

A obrigatoriedade da formação superior, experiência profissional de mais de dez anos na área e cinco na escola pesquisada foram alguns dos critérios que ajudaram na seleção dos profissionais. “Cabe a eles e à escola o papel de revelar a potência educativa desses conhecimentos profissionais para que possam contribuir de maneira efetiva para a melhoria das ações educativas no meio escolar.”

Mais informações pelo telefone (31) 3319-7005.

Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página