Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Encontro de educação a distância no Maranhão

  • Quinta-feira, 26 de junho de 2008, 13h33
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de junho de 2008, 16h00

Novas práticas educativas e estratégias de democratização da educação no Maranhão. Estes serão o foco dos debates do 1º Encontro de Educação a Distância da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que ocorre nos dias 27 e 28, no Rio Poty Hotel, em São Luís.

Com o tema Panoramas da EAD no Brasil: perspectivas para o Maranhão, o evento vai discutir também a consolidação das diretrizes do governo federal para a educação a distância (EAD) no estado. A Uema é uma das mais novas parceiras do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do governo federal que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância.

Inaugurados no ano passado, dois pólos da UAB estão em pleno funcionamento nos municípios maranhenses de Porto Franco e Imperatriz.  Este ano, porém, está prevista a abertura de mais 20 pólos no estado: Alto Parnaíba, Anapurus, Arari, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Dom Pedro, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Humberto de Campos, Nina Rodrigues, Santa Inês, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Lopes, São João dos Patos e Timbiras.

Participam dos debates autoridades e especialistas da área, como o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, o coordenador-geral do Sistema Universidade Aberta do Brasil, Celso Costa, o diretor de Regulação e Supervisão em Educação a Distância do MEC, Hélio Chaves Filho, e o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Sérgio Franco, entre outros.

Vestibular da UAB — Noventa por cento dos cursos aprovados pela UAB são de licenciatura e voltados para a capacitação de professores da rede pública. A previsão é de que no início do segundo semestre seja lançado o edital para o vestibular dos cursos da Uema. Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos e acessar diariamente a página eletrônica  da universidade e do seu Núcleo de Educação a Distância (Nead), setor  responsável pela mediação do ensino-aprendizagem nesta modalidade.

Mais informações sobre o 1º Encontro de Educação a Distância da Uema podem ser obtidas na página eletrônica da instituição.

Renata Chamarelli

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página