Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Alunos do Pronatec se destacam em competição na Inglaterra
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Educação a distância tem novos gestores

  • Quarta-feira, 30 de julho de 2008, 13h10
  • Última atualização em Sexta-feira, 01 de agosto de 2008, 11h35

O primeiro curso de capacitação de gestores em educação a distância (EaD) para o programa E-Tec Brasil forma hoje 70 profissionais no Rio de Janeiro. O objetivo é capacitar gestores das regiões Sudeste e Norte para atender os 14 cursos ofertados pelas instituições de ensino participantes do E-Tec Brasil – gestão, indústria, meio ambiente, turismo, informática, agropecuária, artes, comércio, saúde, recursos pesqueiros, construção civil, serviço de apoio escolar, telecomunicações e química. Além de estabelecer um processo de capacitação inicial e continuada em EaD e educação profissional.

O curso de capacitação de gestores é organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Foram escolhidos cinco professores de cada instituição participante para realizar o curso de gestão e posteriormente gerenciar os cursos ofertados pelo E-Tec Brasil.

O programa consiste na expansão e interiorização da oferta de educação profissional de nível médio, por meio da implementação e fortalecimento das estratégias de educação a distância das escolas de ensino técnico (municipais, estaduais, federais) e universidades.

O conteúdo estudado no curso de gestão, que começou em fevereiro deste ano, foi dividido em três módulos (gestão pedagógica, material didático e gestão acadêmica), com 60 horas a distância para cada disciplina. A carga horária total é de 212 horas/aulas, sendo 180 a distância e 32 presenciais.

O programa e-Tec Brasil visa democratizar a oferta do ensino técnico público e de qualidade, levando cursos às regiões distantes e para a periferia das grandes cidades. Os objetivos são incentivar os jovens a concluir o ensino médio e criar uma rede nacional de escolas profissionalizantes, na modalidade a distância. A meta é que até o final deste ano sejam inaugurados 250 pólos para a capacitação de cerca de 50 mil profissionais.

Assessoria de Imprensa da Seed

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página