Educação a distância no Rio de Janeiro
Seis instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), de educação a distância, já abriram o período de inscrições para o vestibular de 2009. A Universidade Federal Fluminense, (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) oferecem quatro mil vagas para nove cursos de graduação a distância. As inscrições vão até dia 22 de novembro.
Os cursos ofertados são administração, tecnologia em sistemas da computação, licenciaturas em ciências biológicas, física, matemática, pedagogia, química, história e turismo. Os dois últimos são novos e terão suas primeiras turmas em 2009. Haverá vagas em todos os 33 pólos das universidades – inclusive em dois novos: Itaguaí, na região metropolitana, e Miguel Pereira, na região centro-sul fluminense – localizados em 31 cidades.
As instituições compõem o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj), instituído por meio de parceria com o governo do estado, em 1999. O centro visa contribuir para a interiorização das universidades públicas; facilitar o acesso à educação superior daqueles que não podem estudar no horário tradicional; atuar na formação continuada, a distância, de professores fluminenses e aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação no estado.
Hoje, estudam 20 mil alunos no Cederj. Eles fazem todo o curso de graduação no regime semipresencial, com acesso a material didático e sistema de tutoria presencial (inclusive em período noturno e aos sábados) e a distância (por telefone, fax, internet). Nos pólos são realizados os encontros presenciais, tutorias e aulas de laboratório. No fim do curso, os estudantes recebem os diplomas das universidades públicas.
As inscrições para o vestibular devem ser feitas na página eletrônica do Cederj. Mais informações podem ser obtidas na própria página, nos pólos regionais ou pelo telefone (21) 2568-1226.
Letícia Tancredi