Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições no Sisu já superam as do segundo semestre de 2016
Início do conteúdo da página
TV Escola

Biografia de Machado de Assis vai ao ar nesta quarta-feira, 8

  • Terça-feira, 07 de julho de 2009, 17h03
  • Última atualização em Terça-feira, 07 de julho de 2009, 17h03

Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, o escritor Machado de Assis terá sua história contada nesta quarta-feira, 8, na TV Escola. A biografia do autor é parte da série Mestres da Literatura, que conta a vida e obra de cinco grandes escritores nacionais, temas de questões frequentes no vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


O episódio Machado de Assis: Um mestre na periferia revela a vida do escritor, de origem pobre, filho de um operário. Nele são mostradas as visões políticas do romancista sobre as transformações da sociedade. Autor de grandes clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis criticava de maneira irônica o autoritarismo da sociedade escravista.


Com comentários de especialistas, professores e doutores, o programa apresenta as duas fases da obra do escritor: a de romancista e a realista, firmada após suas sucessivas crises epilépticas. Com 25 minutos de duração, o episódio faz uma reflexão sobre escravismo, preconceito e liberdade.


Mestres da Literatura é uma produção da TV Escola e vai ao ar todas as quartas-feiras de julho, sempre às 23h. Nas próximas semanas serão apresentadas as biografias de Lima Barreto, Guimarães Rosa e José de Alencar.


A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237), Sky (canal 27) e Telefônica (canal 694). 

Rafania Almeida

Assunto(s): TV Escola , Machado de Assis
X
Fim do conteúdo da página