Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituto gaúcho representa o Brasil em feira de ciências
Início do conteúdo da página
Inclusão digital

Internet em banda larga chega a 24 milhões de estudantes

  • Quarta-feira, 26 de agosto de 2009, 15h14
  • Última atualização em Quinta-feira, 27 de agosto de 2009, 13h41

Foto: João BittarA internet de banda larga (de acesso mais rápido) já é uma realidade para 24 milhões de alunos de 29 mil escolas públicas urbanas do todo o país. O serviço chegou às instituições de ensino por meio do ProInfo Integrado, programa do Ministério da Educação que instala laboratórios de informática nas escolas públicas, capacita professores no uso da tecnologia e oferece conteúdos educacionais.

“Com esses elementos, podemos não apenas promover a cultura de tecnologia e comunicação digital nas escolas públicas, mas melhorar o processo de ensino e aprendizado”, afirma o secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Os 3.269 estudantes da Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem (MG), estão entre os beneficiados. “Nossos professores têm acesso à internet na sala de aula para o ensino de disciplinas como química, física e biologia, para fazer pesquisas e enriquecer as aulas”, diz a diretora da escola mineira, Miriam Jaú. “Sem a internet de alta velocidade, seria difícil atender todos os alunos.”


Em Manaus, na Escola Estadual Hermenegildo de Campos, a chegada da banda larga e do laboratório de informática mudou o método de aprendizado dos 287 alunos. “Antes, só havia computador e internet na secretaria. Agora, ambos estão disponíveis”, afirma o diretor da instituição, Heraldo Nogueira Rego. “Os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental podem pesquisar e complementar o que aprendem em sala de aula.”


Para auxiliar o professor, O MEC também investe no Portal do Professor e no Banco Internacional de Objetos Educacionais.


O Programa Banda Larga nas Escolas é resultado da parceria entre os ministérios da Educação, das Comunicações e do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Casa Civil da Presidência da República e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com empresas de telecomunicações. Está prevista a instalação de internet de alta velocidade em 56.685 escolas públicas brasileiras até 2010, um serviço que deve atender 37,1 milhões (86%) de estudantes da educação básica.


As 29.014 escolas públicas que já contam com o serviço reúnem 24 milhões de alunos.

Rafania Almeida

X
Fim do conteúdo da página