Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Pós-graduação em gestão ambiental
Início do conteúdo da página
TV Escola

Programa da semana da criança lembra importância de brincar

  • Sexta-feira, 09 de outubro de 2009, 17h46
  • Última atualização em Sexta-feira, 09 de outubro de 2009, 19h26

Foto: Banco de imagem/MECAs crianças ganham destaque na TV Escola na próxima semana. De 12 a 16 de outubro o programa Salto para o Futuro apresenta a série Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas. O objetivo é estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educacionais, tendo como base a importância do ato de brincar.


Ao longo dos últimos anos, a discussão sobre a inclusão do lúdico na educação aumentou e, assim, começaram a surgir projetos que valorizam e incorporam os brinquedos nesse processo, como por exemplo, as brinquedotecas.


Rosa Helena Mendonça, uma das produtoras de Salto para o Futuro, afirma que “o programa procura levar aos pais e professores a importância dos desafios e das brincadeiras na formação das crianças, compreendendo que a brincadeira também pode ser uma forma de ensino”.


Em algumas instituições, a brincadeira é desvalorizada em relação a outras atividades, consideradas mais produtivas, como ler e escrever. Porém, o lúdico está relacionado com a coordenação e expressa a visão de mundo da criança. Os jogos despertam a curiosidade, desencadeiam emoções e promovem a interação entre educadores e alunos.  


Serão debatidos durante a semana no programa: Pensando na infância e o Direito de brincar, O brinquedo como objeto de cultura, Brincadeira ou atividade lúdica?, Jogos e brincadeiras no contexto escolar e A formação lúdica do professor.


Com formato de debate, os programas têm duração de 50 minutos. A meta é oferecer caminhos para o aprofundamento das reflexões sobre a criança e suas relações com as brincadeiras e os jogos.  


Todos os episódios serão exibidos a partir de segunda-feira, 12, às 19h, com reprises de terça a sexta-feira, às 8h e às 15h, e na segunda-feira, 19, no mesmo horário.


A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Imprensa da Seed

X
Fim do conteúdo da página