Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretarias > SECAD - Educação Continuada > Oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo - Procampo
Início do conteúdo da página
TV Escola

Interação entre professores e alunos é tema de programa

  • Quarta-feira, 28 de abril de 2010, 16h50
  • Última atualização em Quarta-feira, 28 de abril de 2010, 16h50
Professor não pode somente dar aulas. Tem de participar. É assim que alunos e docentes estreitam as relações no Colégio Estadual Liceu de Maracanaú, no Ceará. Apresentações teatrais e de bandas compostas por professores e estudantes aumentam a interação na escola. Essa e outras maneiras de aproximar o educador do aprendiz é o tema central do Caminhos da escola, programa da TV Escola que vai ao ar, nesta quinta-feira, 29, às 22h. O programa conta ainda com a presença do velejador brasileiro Lars Grael, que conta um pouco da sua história no esporte e na escola.

No Liceu de Maracanaú, a direção decidiu inovar e criou a organização semestral. Com ela, os estudantes têm aulas das áreas de humanas e exatas em semestres diferentes. A professora Kedyna conta no programa que as aulas de química ficaram mais fáceis, pois os alunos têm mais tempo para aprender matérias relacionadas, sem precisar se preocupar com disciplinas como história, geografia e letras. Sem a pressão de estudar “tudo de uma vez” e com um contato maior com os professores de cada disciplina, os estudantes consideram que é possível criar até mesmo vínculos de amizade.

Já no Centro de Ensino Fundamental Polivalente, em Brasília, os alunos viram repórteres por um dia e tomam a liberdade de discutir sobre os professores. É lá que o velejador Lars Grael lembra, em um bate-papo descontraído com os estudantes, como se tornou pentacampeão sul-americano, e duas vezes medalhista olímpico na modalidade. Grael afirma que o esporte na escola é fundamental para qualificar a educação brasileira. O atleta, que teve uma perna amputada após acidente em 1998, lembra que assim como na carreira, enfrentou dificuldades na escola, mas deu “a volta por cima” e se tornou um ótimo aluno.

O programa traz a segunda etapa do desafio feito aos estudantes da Escola Estadual Cônego Jonas Taurino, em Olinda (PE). Depois de estudar história do Brasil eles se dividem em dois grupos, de acusação e defesa, para julgar Calabar, militar brasileiro que lutou ao lado dos holandeses contra os portugueses no período colonial. Ele foi herói ou vilão? Para isso, eles visitam o Fórum de Olinda e descobrem como é feito um julgamento, já que encenarão um tribunal, onde decidirão se Calabar traiu ou não o seu povo.

O programa Caminhos da Escola é uma parceria do MEC com a TV Cultura, realizado pela Conspiração Filmes. O objetivo é mostrar como a educação é capaz de transformar trajetórias individuais e sociais, dentro e fora da escola. O programa será exibido todas as quintas, às 22h, na TV Escola, com reprises aos sábados, às 17h, e segundas, às 22h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet, no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Imprensa da Seed
Assunto(s): TV Escola
X
Fim do conteúdo da página