Seminário Nacional de Educação a Distância abordará ações estratégicas
O campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, sedia, nos dias 21 e 22 de março, o Seminário Nacional de Educação a Distância no Ensino Superior (SNEADES 2005). O evento é organizado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a PUC-RS.
O objetivo do seminário é fazer a apresentação pública do documento produzido pelo Grupo de Trabalho de Educação a Distância (GTEADES), visando sua ampliação por meio das contribuições dos participantes. A cerimônia de abertura contará com a presença do ministro da Educação, Tarso Genro, e de secretários e diretores da SESu e da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), além de outras autoridades.
Na programação do seminário estão previstas conferências, painéis temáticos e visitas guiadas à PUC-RS Virtual. No dia 21, o evento terá início com a conferência Ações Estratégicas em Educação Superior a Distância em âmbito nacional, ministrada pelo professor Fernando José de Almeida (PUC-SP).
Aprendizagem - Destaca-se, também, a temática Os problemas de aprendizagem e de formação pedagógico-didática em educação a distância, que será apresentada pela professora Beatriz Franciosi (PUC-RS), com o objetivo de mostrar que é possível uma educação a distância com qualidade.
No dia 22, os professores Sérgio Franco, diretor de Políticas em Educação a Distância da Seed, e Rubens Martins, representante da SESu, vão abordar o tema Processo de submissão, autorização, avaliação e certificação de cursos em educação a distância. Além disso, ocorrerão atividades paralelas e reunião plenária, concluindo o seminário. (Assessoria de Imprensa da Seed)