TV Escola exibe série inspirada na cultura popular
As linguagens artísticas da cultura popular brasileira, inspiradas em atividades pedagógicas como dança, teatro, artes plásticas, música e literatura, serão temas da nova série apresentada pela TV Escola entre os dias 28 de março e 1º de abril. Os programas pretendem mostrar aos professores a realização de atividades com base nas experiências em sala de aula e em outros ambientes educacionais.
O primeiro programa da série - Viver de Criar -, que vai ao ar no próximo dia 28, discutirá a importância do desenvolvimento da arte popular na educação. O segundo episódio - O Que Vamos Aprender Hoje? -, que será apresentado no dia 29, tratará das linguagens artísticas no dia-a-dia da sala de aula. O terceiro programa - Brasileirinhos Interpretam o Brasil -, que será exibido no dia 30, focalizará os trabalhos dos grupos artísticos desenvolvidos dentro dos espaços educacionais.
No dia 31 de março, o quarto programa da série - Peço Licença à Vovó e ao Meu Mestre - mostrará a herança cultural de descendentes de jongueiros (dançarinos de jongo), prática específica da região de Angra dos Reis (RJ), transgredindo histórias.
Comunidade - Já o quinto e último programa - A Escola Abre a Porta da Frente para a Cultura Popular Urbana - será apresentado no dia 1º de abril e mostrará a integração da escola com a comunidade, desmarginalizando a cultura popular urbana e incluindo suas expressões artísticas.
Os programas serão transmitidos de segunda a sexta-feira, de 19h às 20h, com reprise no dia seguinte (o programa de sexta-feira é reprisado na segunda-feira), em dois horários, de 11h às 12h e de 15h às 16h. (Assessoria de Imprensa da Seed/MEC)