Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Área de saúde tem oferta de 21 cursos técnicos pelo Sisutec
Início do conteúdo da página
Educação a distância

TV Escola beneficia mais de 28 milhões de alunos de escolas públicas

  • Quarta-feira, 27 de abril de 2005, 09h30
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 12h44

O ministro da Educação, Tarso Genro, anunciou hoje, 27, a nova ação no âmbito da agenda da qualidade da educação básica. Serão entregues a escolas da rede pública, até agosto próximo, 40,5 mil equipamentos de DVD, cada um com 50 CDs, com 200 horas de programação da TV Escola, além de catálogos com o resumo das obras. A meta é fazer essa programação chegar a 28 milhões de alunos em todo o Brasil.

Os núcleos de tecnologias educacionais (NTEs) receberão 366 gravadores de DVD para continuar a gravação da programação da TV Escola. Só ganharão os kits as escolas que não recebem o sinal da emissora. Obrigatoriamente, porém, elas devem contar com um aparelho de TV.

Com essa iniciativa do MEC, todo o país terá cobertura da TV Escola, seja através de antena (sinal digital ou analógico) ou via DVD. Serão investidos cerca de R$ 15 milhões em equipamentos. O material gravado contém as melhores séries da emissora, incluindo dez séries do programa Salto para o Futuro.

Os principais objetivos da TV Escola são capacitar, atualizar, aperfeiçoar e valorizar professores e alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, as instituições poderão entrar em sintonia com as opções pedagógicas oferecidas pela educação a distância, como documentários, debates e exibição de séries educativas.

A TV Escola transmite 17 horas de programação diária, com horários alternativos, de forma a permitir às escolas diversas opções de horário para gravar os vídeos. A programação divide-se em três categorias principais: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Salto Para o Futuro.

Aos sábados, domingos e feriados, é exibida a faixa Escola Aberta, voltada para as comunidades, com programas sociais para áreas como educação, saúde, orientação sexual e outras.

Segundo o titular da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), Ronaldo Mota, a iniciativa do MEC é coerente para atender as demandas educacionais brasileiras que incorporem o uso eficiente de tecnologias, permitindo maneiras distintas de integração social e regional.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página