Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Línguas estrangeiras na programação da TV Escola

  • Terça-feira, 12 de julho de 2005, 11h20
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 12h38

 TV Escola da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) apresentará cursos de espanhol e de inglês, a partir de outubro. Além de atender pedido antigo dos professores, os programas estão em sintonia com projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, no início deste mês, o qual determina o oferecimento de língua espanhola no horário regular do ensino médio.

Na nova programação, está o curso Español, com 39 vídeos, de 15 minutos cada um, e o de inglês, composto por 60 vídeos, também de 15 minutos cada um. “A TV Escola procura atender demandas dos professores e alunos e ajudar a escola a ficar em sintonia com a realidade moderna”, disse Carmen Moreira Neves, diretora de capacitação e formação da Seed. “Hoje, uma segunda língua é fundamental para a inserção neste mundo globalizado.”

A diretora destaca a renovação pela qual passa a TV Escola, atenta às demandas e comprometida com a qualidade. Carmen Neves ressalta que as escolas já têm no currículo o ensino de línguas estrangeiras e, com a nova lei, a ser promulgada, terão necessidade de mais orientação. “Nossa programação busca elevar a qualidade. Temos uma preocupação com a valorização do professor e também do aluno”, afirmou.

Obras — Segundo Lúcia Lodi, diretora de políticas do ensino médio, o MEC prepara ações de produção de material didático para professores e alunos, aquisição de obras em espanhol para bibliotecas escolares e ampliação de vagas em licenciatura em letras nas universidades federais, principalmente no período noturno.

A TV Escola tem experiência com idiomas estrangeiros. A série Br@nché, da emissora francesa TV 5, voltada para professores e estudantes de francês, é exibida aos sábados, às 14h. A página do programa na internet foi criada para ajudar os estudantes a aprender francês ou aperfeiçoar os conhecimentos do idioma.

A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 26 (operadora Sky), 237 (DirectTV) e 4 (Tecsat). As grades de programação estão na página eletrônica portal.mec.gov.br/seed/. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página