Evento nacional discute ensino de física em Brasília
Preocupadas com a formação dos professores de física e com o modo pelo qual os alunos do ensino básico aprendem a disciplina, a Secretaria de Educação a Distância (Seed) e a de Educação Básica (SEB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), realizam a oficina “Ensino de Física: Reflexões” nos dias 11 e 12 de agosto. No evento, que ocorrerá na Universidade de Brasília, além da instrução acadêmica dos docentes, serão discutidos temas que contribuem para alavancar a qualidade do ensino de física no Brasil, como educação a distância, divulgação científica e interdisciplinaridade.
De acordo com o presidente da SBF, Adalberto Fazzio, o ensino de física tem que ser repensado nas esferas básica e superior. Um dado que sustenta essa idéia é o fato de que, a cada ano, formam-se apenas 600 professores de física no Brasil. “Precisamos de mais professores formados em física. Nas escolas, existem muitos engenheiros e matemáticos lecionando a disciplina. Com mais físicos em sala de aula, os alunos terão uma visão mais ampla do assunto e se tornarão pessoas com mais conhecimento em ciências”, explica Fazzio.
Na oficina, os debates serão divididos em quatro mesas-redondas. No dia 11, os temas serão formação de professores e divulgação científica. No dia seguinte, é a vez de interdisciplinaridade e educação a distância. “Nesse evento, será possível escutar a diversidade de contribuições tanto dos estudiosos do tema, que estarão discutindo os assuntos, como dos demais inscritos no evento, que poderão se manifestar. Destaco, também, a participação do MEC que poderá, além da análise, enriquecer os debates com dados estatísticos”, afirma.
Segundo Ronaldo Mota, secretário da Seed, a linha de ação prioritária do ministério, em 2005, é a melhoria da qualidade da educação no ensino médio, particularmente o ensino de ciências (física, química, biologia e matemática). “A Seed em conjunto com a SEB, entende que esse evento será uma oportunidade ímpar de refletir acerca da realidade específica do ensino de física e traçar possíveis caminhos junto à comunidade acadêmica para termos um futuro melhor nessa área”, observa Mota.
O secretário ressalta que o ensino de física no nível superior corresponde aos mais altos padrões internacionais, no entanto, no nível médio, geralmente, é lastimável. “Um dos elementos que prejudicam a qualidade do ensino é a falta de perspectiva de salários decentes para os professores. Mesmo assim, o desafio permanece, não haverá país desenvolvido sem uma formação científica minimamente razoável da maior parte da população”, acredita o titular da Seed.
A oficina “Ensino de Física: Reflexões” será realizada no auditório do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada, no prédio Multiuso 2 na Universidade de Brasília, com abertura às 14 horas, do dia 11 (quinta-feira).(Assessoria de Imprensa da Seed). Confira a programação