Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estados já sabem quantas vagas terão no Mídias na Educação
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Estados já sabem quantas vagas terão no Mídias na Educação

  • Quinta-feira, 18 de agosto de 2005, 16h33
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de junho de 2007, 07h47

As secretarias estaduais de educação de todo o país receberam nesta quinta-feira, 18, da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o número de vagas a que cada estado terá direito no Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. O curso de extensão iniciará seu projeto-piloto na segunda quinzena de outubro. Em parceria com as universidades federais, vai capacitar dez mil professores para o uso dos meios de comunicação no processo de ensino.

O programa é uma estratégia da Seed para harmonizar as capacitações de professores para alguns de seus programas, como TV Escola, ProInfo e Rádio Escola. As aulas vão abordar as diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV, internet, rádio e impressos –, colaborando para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir nas diversas mídias. “O objetivo é que o professor aplique esse conhecimento em seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como no cotidiano da sala ou da gestão educacional”, explica o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota.

Em outubro, será lançado o módulo introdutório do curso Mídias na Educação – o primeiro de seis, que serão divididos em um percurso pedagógico de 120 horas. Para ter acesso às aulas, os alunos utilizarão o ambiente colaborativo na internet e-ProInfo, desenvolvido pela Seed. Cerca de 30 universidades serão parceiras na produção, implementação, tutoria e certificação do curso, que se destina, preferencialmente, aos educadores da educação básica, incluindo educação especial, de jovens e adultos e os técnicos das secretarias de educação.

As dez mil vagas oferecidas para o projeto-piloto foram divididas por todos os estados brasileiros. Ficará a cargo das secretarias de educação a escolha dos professores que serão matriculados. Em 2006, além da oferta dos demais módulos, está prevista uma versão baseada em material impresso e vídeos, pela TV Escola. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página