Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Contadores de histórias cativam crianças e estimulam a leitura
Início do conteúdo da página
Educação a distância

E-ProInfo bate recorde de acessos

  • Sexta-feira, 02 de setembro de 2005, 15h40
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h19

O ambiente colaborativo de aprendizagem e-ProInfo, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), superou, no último mês, seu recorde mensal de acessos. Ao todo, 58.427 usuários ingressaram no sistema, um acréscimo de 15,89% em relação à marca anterior de 50.413 acessos, obtida em março de 2005.

Outros números do e-ProInfo também estão em franca ascendência. Nas últimas duas semanas, dois mil novos usuários ingressaram no ambiente de aprendizagem, elevando para 42.955 o número de cadastrados. Em 2004, 10.648 novos usuários foram cadastrados, mas, apenas nos primeiros seis meses deste ano, foram 12.774. Já os acessos ao e-ProInfo em 2005 contabilizaram 294.127, contra 263.498 de 2004.

Neste ano, o número de cursos oferecidos pelo e-ProInfo aumentou em 70%. Foram lançados, em 2004, pelas diversas instituições que utilizam a plataforma, 139 cursos. Em 2005, já são 235 novos cursos lançados. “Esse bom desempenho se explica pelo aumento da confiança das instituições públicas na educação a distância, principalmente, após as discussões sobre o decreto que regulamenta a modalidade e que está na Casa Civil para sanção presidencial”, explica o responsável pela equipe de capacitação do e-ProInfo, Alexandre Mathias.

O fato de o e-ProInfo ser uma plataforma gratuita e do Ministério da Educação disponibilizar os computadores servidores para armazenar os conteúdos dos cursos estimula a procura pelo ambiente de aprendizagem. “Nossa credibilidade está baseada na confiança dos clientes e na possibilidade da ferramenta se adaptar as suas necessidades”, ressalta Mathias, lembrando que, caso alguma instituição tenha uma demanda de aperfeiçoamento do e-ProInfo, ela pode ser incorporada à plataforma, se for interessante para os demais clientes.

Plataforma - O e-ProInfo inova no conceito de implementação de um ambiente de capacitação a distância e foi desenvolvido com a intenção de atender às demandas acadêmicas e coorporativas das entidades públicas de ensino fundamental, médio e superior, bem como se preocupar com as estratégias aplicadas à capacitação de recursos humanos da administração pública no geral.

No ambiente colaborativo do e-ProInfo, há um conjunto de recursos disponíveis para apoio às atividades dos participantes, entre eles, Tira-dúvidas, Notícias, Avisos, Agenda, Diário e Biblioteca. Há, ainda, uma série de ferramentas para apoio à interação entre os participantes, entre eles, e-mail, chat e fórum de discussões e banco de projetos; e um outro conjunto de ferramentas para avaliação de desempenho, como questionários e estatísticas de atividades.

Custo - Um dos pontos de maior inovação nesse ambiente não está em sua tecnologia e estruturas de desenvolvimento - que se encontram nos mesmos níveis das melhores ferramentas de mercado nessa área de atuação - mas no diferencial do seu custo de manutenção, desenvolvimento e provimento do ambiente, todo a cargo do MEC, que o disponibiliza gratuitamente para todos os outros órgãos públicos. Dessa forma, universidades, secretarias de educação, escolas públicas, autarquias, empresas públicas e ministérios podem ter acesso ao que há de mais moderno em educação a distância, sem que, para isso, tenham que investir em algo além dos conteúdos afins.

Os computadores servidores, que armazenam o e-ProInfo, funcionam exatamente como um grande ‘repositório’ de documentos, que os participantes de cursos e outras atividades de ensino e aprendizado podem acessar a partir de qualquer computador conectado à internet. A efetividade dessa solução já foi comprovada com a execução de mais de 100 cursos administrados pelas mais diferentes instituições de ensino público, usuárias da solução, em todos os níveis de ensinos formais e não-formais e órgãos da administração pública, atingindo mais de 30 mil alunos, simultaneamente, nos mais diferentes conteúdos. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página