Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escolas do Rio Grande do Norte recebem aparelhos de DVD
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Escolas do Rio Grande do Norte recebem aparelhos de DVD

  • Sexta-feira, 07 de abril de 2006, 14h32
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 11h42

Aparelhos de DVD beneficiarão 705 escolas do Rio Grande do Norte. As escolas já receberam as mídias (CDs) com 150 horas de programação da TV Escola e os aparelhos começam a chegar na segunda quinzena deste mês. Outros 340 computadores foram distribuídos a 34 escolas do estado para a instalação de laboratórios por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). O programa Brasil Alfabetizado repassou R$ 10 milhões ao Rio Grande do Norte em 2005, beneficiando milhares de jovens e adultos.

Esses são alguns dos programas que o Ministério da Educação disponibiliza aos municípios por meio de convênios e elaboração de projetos. Para aproximar os gestores educacionais dos recursos da União, o MEC realizou nesta sexta-feira, 7, uma oficina de capacitação envolvendo prefeitos, secretários e gestores de cerca de 150 municípios potiguares.

Representando o MEC, o diretor de programas e projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Luiz Rangel, destacou a importância do encontro para a troca de experiências e aperfeiçoamento de programas. “Conhecer a realidade dos municípios é fundamental para melhorar a gestão dos recursos e a qualidade da educação”, afirmou.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), Francisca Costa Santos, comemorou a iniciativa do MEC de “ir ao encontro dos municípios”. Segundo ela, muitos municípios do estado e do país não conhecem a estrutura para acessar todos os programas desenvolvidos pelo governo federal. “A iniciativa do MEC de descentralizar a gestão dos recursos públicos propicia uma efetiva resposta dos municípios para melhorar a qualidade da educação”, disse.

Problema – Para a professora e deputada federal pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o Brasil precisa superar o “problema crônico da burocracia”. As Oficinas do MEC, apontou, caminham nesta direção. “Iniciativas assim devem ser expandidas e rotineiras. Uma prática de gestão. Estamos imbuídos de um propósito que é melhorar a educação brasileira.”

Durante o encontro, técnicos do MEC apresentaram a estrutura e funcionamento de programas como merenda e transporte escolares, distribuição do livro didático, apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos e programas voltados à formação de professores da educação básica. Até maio deste ano, o Ministério da Educação realizará 38 oficinas em todas as unidades da Federação.

Repórter: Rafael Ely

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página