Escolas do Rio Grande do Norte recebem aparelhos de DVD
Aparelhos de DVD beneficiarão 705 escolas do Rio Grande do Norte. As escolas já receberam as mídias (CDs) com 150 horas de programação da TV Escola e os aparelhos começam a chegar na segunda quinzena deste mês. Outros 340 computadores foram distribuídos a 34 escolas do estado para a instalação de laboratórios por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). O programa Brasil Alfabetizado repassou R$ 10 milhões ao Rio Grande do Norte em 2005, beneficiando milhares de jovens e adultos.
Esses são alguns dos programas que o Ministério da Educação disponibiliza aos municípios por meio de convênios e elaboração de projetos. Para aproximar os gestores educacionais dos recursos da União, o MEC realizou nesta sexta-feira, 7, uma oficina de capacitação envolvendo prefeitos, secretários e gestores de cerca de 150 municípios potiguares.
Representando o MEC, o diretor de programas e projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Luiz Rangel, destacou a importância do encontro para a troca de experiências e aperfeiçoamento de programas. “Conhecer a realidade dos municípios é fundamental para melhorar a gestão dos recursos e a qualidade da educação”, afirmou.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN), Francisca Costa Santos, comemorou a iniciativa do MEC de “ir ao encontro dos municípios”. Segundo ela, muitos municípios do estado e do país não conhecem a estrutura para acessar todos os programas desenvolvidos pelo governo federal. “A iniciativa do MEC de descentralizar a gestão dos recursos públicos propicia uma efetiva resposta dos municípios para melhorar a qualidade da educação”, disse.
Problema – Para a professora e deputada federal pelo Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o Brasil precisa superar o “problema crônico da burocracia”. As Oficinas do MEC, apontou, caminham nesta direção. “Iniciativas assim devem ser expandidas e rotineiras. Uma prática de gestão. Estamos imbuídos de um propósito que é melhorar a educação brasileira.”
Durante o encontro, técnicos do MEC apresentaram a estrutura e funcionamento de programas como merenda e transporte escolares, distribuição do livro didático, apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos e programas voltados à formação de professores da educação básica. Até maio deste ano, o Ministério da Educação realizará 38 oficinas em todas as unidades da Federação.
Repórter: Rafael Ely