Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep divulga resultado final de pesquisa com pais de alunos
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Salto para o Futuro debate ensino de ciências

  • Sexta-feira, 18 de agosto de 2006, 07h07
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 09h51

O programa Salto para o Futuro, da TV Escola, apresentará, entre os dias 21 e 25 deste mês, a série Método científico e ensino de ciências, que irá discutir os desafios do ensino de ciências no mundo contemporâneo. Entre os assuntos que serão abordados estão o desequilíbrio tecnológico, a distribuição do saber no planeta, a especialização dos profissionais, a importância da pesquisa em educação, a interação entre cientistas e escolas e a relação entre ciência e arte.

O primeiro programa, que vai ao ar nesta segunda-feira, 21, tratará dos Desafios do ensino de ciências. Serão abordados o monopólio do conhecimento científico e a inserção do país na discussão e na produção de saberes científicos, bem como a transmissão destes conhecimentos. Na terça-feira, 22, entra em debate As diversas visões da matemática. O programa vai abordar a natureza e o trabalho do matemático, as novas áreas da aplicação e as relações entre a matemática e as outras áreas do conhecimento, em especial a arte.

Na quarta-feira, 23, será discutido o tema Interação entre cientistas e escolas. Os participantes vão falar sobre a mobilização do cientista na área de divulgação de conhecimentos e na educação. Também será apresentada e comentada uma das revistas mais conhecidas de divulgação científica, a Ciência Hoje. O tema do quarto programa, na quinta-feira, 24, é Interação entre universidade e escolas, que discutirá os avanços científicos e tecnológicos, gerados nos países desenvolvidos, que causam modificações na qualidade de vida das pessoas e na relação entre as nações.

Imagem – O último programa vai discutir a Ciência e a arte e mostrar o trabalho em laboratório, produções em DVDs e livros. Será veiculado na sexta-feira, 25, e também vai discutir a imagem estereotipada do cientista. Estarão no estúdio o doutor em química biológica, Diucênio Afonso Rangel; o professor de bioquímica médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leopoldo de Meis; e o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, doutor em física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado nas universidades de Utah (EUA) e British Columbia (Canadá), entre outros.

A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat) e por antena parabólica analógica e digital. Os horários e as sinopses dos programas estão no sítio da Seed. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página