Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ambiente escolar tem papel importante no combate à violência
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Cineasta resgata a importância da educação libertadora

  • Quinta-feira, 03 de maio de 2007, 09h21
  • Última atualização em Sexta-feira, 15 de junho de 2007, 07h37

O diretor do documentário Paulo Freire Contemporâneo, Toni Venturi, também foi responsável por filmes premiados, como Cabra Cega e Latitude Zero e os documentários Dia de Festa e O Velho.  Venturi morou no Canadá de 1976 a 1984. Lá, graduou-se bacharel em artes fotográficas, cinema, pela University Of Ryerson. Também se formou em comunicação social, cinema, pela Universidade São Paulo, em 1987.

Nos 50 minutos de película sobre Paulo Freire, Venturi retrata as idéias, a vida, a obra e o legado do educador pernambucano. “É um documentário clássico”, disse. Segundo o cineasta, o trabalho procurou resgatar sua experiência com o processo de aprendizagem na adolescência, no colégio Oswaldo Aranha, em São Paulo. “Lá, discutíamos a importância de uma educação libertadora, assim como pregava Paulo Freire”, afirmou.

O método desenvolvido por Freire propunha um aprendizado ligado ao cotidiano dos alunos para que estes passassem a se relacionar melhor com seu mundo e seu professor. A prática foi implementada por Freire na Campanha Nacional de Alfabetização, no governo João Goulart, e foi um dos motivos de seu exílio durante a ditadura militar.

No documentário lançado por ocasião dos dez anos de morte de Paulo Freire, Venturi se propôs a mostrar os desafios do educador para desenvolver o reconhecido Método Paulo Freire. O diretor buscou de forma séria, mas criativa, as experiências que hoje utilizam os princípios de Freire. “O filme tem depoimentos emocionados de pessoas que conviveram ou aprenderam alguma coisa com Paulo Freire”, afirmou.

Flávia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página