Cidade Educadora é tema de congresso em Mato Grosso
O Comitê Local Cidade Educadora realiza, em Dourados (MT), o 1º Congresso Dourados Cidade Educadora. O objetivo é discutir o desenvolvimento regional sustentável com foco na economia voltado para os direitos humanos e a cidadania.
O evento termina na sexta-feira, 15, e vai debater também o papel das universidades na construção do conceito de Cidade Educadora. Será elaborada, ainda, a Carta da Cidade de Dourados, que estabelecerá as bases e princípios do município para se filiar à Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice).
De acordo com o diretor de Políticas em Educação a Distância, Hélio Chaves Filho, o conceito de uma cidade educadora parte do principio de que a educação não pode ficar restrita aos muros da escola, sendo um guia nas relações sociais e humanas. “Este é um dos desafios da educação brasileira cujas ações do governo federal, sobretudo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, visam à inclusão pela educação”, afirmou Chaves Filho.
A idéia de Cidade Educadora surgiu há 16 anos em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de adotar a educação como direito fundamental a todos os cidadãos, além de identificar e desenvolver aspectos educativos presentes nas políticas de cada localidade.
Compromissos — A rede, organizada pela Aice, surgiu no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em 1990. Na ocasião, foi firmada uma carta de intenções com compromissos, como o acesso de todos os moradores aos meios de formação e desenvolvimento pessoal, a educação para a diversidade e para a saúde e a utilização do espaço urbano como instrumento de ensino.
No total, cerca de 340 cidades de 34 países fazem parte da rede das Cidades Educadoras. No Brasil, participam as cidades de São Paulo, Sorocaba, Santo André, São Carlos, Piracicaba, Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, Cuiabá, Belo Horizonte e Campo Novo dos Parecis. (Assessoria de Imprensa da Seed/MEC)