Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Política de interiorização é defendida por Haddad em Minas
Início do conteúdo da página
Educação básica

Redes terão Provinha Brasil em 2009

  • Sexta-feira, 31 de outubro de 2008, 13h40
  • Última atualização em Segunda-feira, 03 de novembro de 2008, 12h47

A coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica, Edna Martins Borges, anunciou nesta sexta-feira, 31, que o Ministério da Educação vai oferecer às redes públicas municipais e estaduais de ensino, em 2009, a Provinha Brasil de matemática. Da mesma forma que a provinha de língua portuguesa, a provinha de matemática será para estudantes do segundo ano do ensino fundamental.

De acordo com Edna Borges, neste momento um grupo de universidades públicas e filantrópicas, que integram a Rede Nacional de Formação da Secretaria de Educação Básica (SEB), trabalha na definição dos eixos e habilidades que nortearão a provinha. Os passos seguintes serão a elaboração das questões e o pré-teste. Quando essas etapas forem concluídas, o Ministério da Educação definirá o prazo de aplicação, que será sugerido às redes, e oferecerá o conjunto da provinha (roteiro passo a passo de como aplicar a prova, guia de correção, material de reflexão sobre a prova e cadernos do aluno e do professor/aplicador).

Português – A segunda Provinha Brasil de Língua Portuguesa, que deverá ser aplicada pelos professores das turmas do segundo ano do ensino fundamental no final deste ano letivo, já está disponível para consulta e impressão. Para ter acesso via internet ao conjunto da provinha, as redes de ensino devem utilizar a senha do Educacenso.

Edna Borges informa que se alguma rede encontrar dificuldade para baixar os arquivos da provinha, pode consultar a equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para tirar as dúvidas. A equipe atende pelo correio eletrônico  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelos telefones (61) 2104-9951, 2104-8827, 2104-8738 e 2104-9950.

Além de colocar todas as informações na internet, o Ministério da Educação vai enviar a provinha impressa a 4.680 municípios que aplicaram a primeira, no início do ano letivo de 2008. Essas redes são dos 3.133 municípios com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 4,1 pontos nas séries iniciais do ensino fundamental (que receberam a primeira prova impressa) e os 1.547 municípios que baixaram aquela prova e custearam a impressão do material. Nas 4.680 redes municipais estão matriculados 2,8 milhões de alunos do segundo ano do ensino fundamental, conforme dados do Censo Escolar 2007.

Edna Martins Borges explica que a Provinha Brasil avalia crianças do segundo ano em leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização. “Leitura e escrita são um recorte da matriz de referência do currículo escolar”, diz. A prova tem o objetivo de identificar os problemas das crianças na alfabetização e auxiliar os professores a definir estratégias pedagógicas para superá-los, apoiar a prática docente e oferecer subsídios a diretores e gestores para análise e definição de políticas. A segunda provinha, diz a coordenadora, serve para avaliar se as práticas adotadas foram eficazes.

Na página da Provinha Brasil, as redes encontram as informações detalhadas e o conjunto (kit) da provinha.

Ionice Lorenzoni

X
Fim do conteúdo da página