Secretários recebem computador equipado
Mais de 650 secretários de educação de municípios de Goiás, Piauí, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam na manhã desta terça-feira, 3, em Brasília, informações sobre o computador portátil (laptop) doado pelo Ministério da Educação às prefeituras. Cada secretário que está no evento recebeu um laptop equipado com internet banda larga, para uso em serviço.
De acordo com o diretor de articulação dos sistemas de ensino da Secretaria de Educação Básica, Romeu Caputo, a doação do laptop à prefeitura é parte da dotação de infra-estrutura em informática promovida pelo Ministério da Educação. Até 2010, explica, todas as escolas públicas da educação básica terão laboratórios de informática conectados à internet.
Além de informatizar as escolas, o MEC também envia equipamentos para as secretarias escolares, bibliotecas, salas dos professores e agora para a secretaria municipal de educação. O laptop para uso do secretário, segundo Romeu Caputo “vem embarcado” com todos os programas do MEC, os programas distribuídos para a escolas e acesso às páginas eletrônicas do FNDE, do Inep e da Capes, internet e banda larga. “O computador é instrumento de trabalho do gestor”, diz Caputo.
Aula – A aula de introdução ao uso do computador portátil foi proferida pelo coordenador de gestão administrativa da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do ministério, Flávio Campos. Durante duas horas, das 8h30 às 10h30, Flávio conduziu os secretários num passo a passo para conhecimento do equipamento, tirou dúvidas e informou sobre os cuidados com o laptop. As dúvidas iniciais foram sobre o sistema operacional Linux, que é uma ferramenta nova, mas segundo Flávio, a maioria já tinha contato com a internet, o que facilitou a compreensão.
O computador está configurado para executar qualquer conexão à internet: a cabo, discado, sem fio (wireless) ou em rede. Para quem ficou com dúvidas, para quem não chegou a tempo de participar da aula e para atender problemas operacionais do laptop, a DTI montou uma sala de atendimento na sede do evento.
Encontros – Os encontros com os secretários de educação são promovidos pelo MEC e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Para atender os 5.563 secretários municipais foram programados 11 encontros regionais. O primeiro foi em Fortaleza, para os secretários dos municípios do Ceará e Rio Grande do Norte. Nesta semana, de 2 a 6, acontecem encontros em Brasília para os secretários de Goiás, Maranhão, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e em Florianópolis, para os secretários do Paraná e de Santa Catarina.
Nos eventos, o Ministério da Educação apresenta seus programas e tira dúvidas dos gestores sobre ações, financiamento, transferência de recursos, convênios, prestação de contas. Além das secretarias que cuidam da educação básica, participam dos encontros dirigentes e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do ministério que cuida da transferência de recursos e financiamentos; do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que trabalha com o Censo Escolar, Prova Brasil, Provinha Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que trata da formação de professores.
Ionice Lorenzoni
Assista ao vídeo do encontro.
Leia mais...
Os desafios da educação nos municípios
Secretários reúnem-se em Florianópolis
Novos gestores conhecem ações do MEC
Secretários conhecem programa de creches