Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança programa Tempo de Aprender para aprimorar a alfabetização no país
Início do conteúdo da página
Conferência Nacional de Educação

Evento terá presença de 4 mil pessoas e já mobiliza estados

  • Quinta-feira, 30 de julho de 2009, 15h53
  • Última atualização em Sexta-feira, 31 de julho de 2009, 10h49

Evento terá presença de 4 mil pessoas e já mobiliza estados (Foto: Fabiana carvalho)A data de realização da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae) mudou.  A conferência foi adiantada em um mês e ocorrerá de 28 de março a 1º de abril de 2010. O anúncio foi feito pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, nesta quinta-feira, 30, durante encontro com os coordenadores e técnicos das comissões estaduais preparatórias do evento, em Brasília.


Cerca de 100 coordenadores vieram à capital federal para compartilhar experiências de realização das etapas municipais e intermunicipais da Conferência, discutir a preparação das conferências estaduais – que precedem a Conae e devem ocorrer até novembro – e dos desafios para a realização do encontro nacional.


De acordo com Chagas, a antecipação da data da Conae se deve a fatores logísticos. “Como estamos esperando receber 4 mil pessoas, tivemos de adaptar o calendário às opções de espaços disponíveis para abrigar tanta gente”, explicou aos coordenadores.


Além de discutir o andamento das conferências municipais e estaduais e da preparação da Conae, os coordenadores também participarão de oficinas técnicas para aprender sobre o funcionamento dos sistemas de cadastro de participantes e de relatoria. “Precisamos verificar se esses sistemas atendem às nossas expectativas e funcionam”, disse Chagas.


O tema central da Conae será o sistema nacional articulado de educação. Para o secretário adjunto, as conferências locais são importantes para dar consistência ao debate do ano que vem. “A mobilização dos estados e dos municípios com as conferências municipais e intermunicipais é importante porque significa que a base do sistema educacional já está discutindo os temas da conferência”, afirmou.


O encontro com os coordenadores e técnicos das comissões estaduais preparatórias da Conae se encerra nesta sexta-feira, dia 31.

Maria Clara Machado

X
Fim do conteúdo da página