Educação básica
O curso, que foi pedido nos planos de ações articuladas (PAR) por 118 municípios desses estados em 2007 e 2008, tem os objetivos de qualificar e atualizar gestores de escolas públicas da educação básica. O coordenador da formação na UFBA, Paulo Vilaça, informa que a qualificação é semipresencial com apoio de tutores preparados pela universidade, materiais de estudos impressos, além de quatro encontros presenciais com duração global de 32 horas.
Em 2010, a Universidade Federal da Bahia abrirá um curso do mesmo nível para 309 diretores de escolas públicas de 38 municípios de Alagoas (77 cursistas), Rio Grande do Norte (152) e Ceará (80). Ao final de 2010, o professor Vilaça estima que a UFBA terá qualificado 1.460 diretores de escolas públicas de 156 municípios pertencentes a sete estados da região Nordeste.
Exigências – Para obter o certificado de aperfeiçoamento em gestão escolar da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, o gestor precisa cumprir, no mínimo, 75% da carga horária presencial, realizar 75% das atividades propostas nos módulos e no ambiente virtual, e alcançar nota igual ou superior a sete pontos no conjunto das tarefas.
Os temas do curso estão divididos em oito módulos: qualidade social da educação escolar; organização e gestão da escola: planejamento e avaliação; a construção do projeto político-pedagógico da escola; a avaliação da aprendizagem na escola; a gestão de pessoas e do ambiente físico da escola; a autonomia financeira das escolas; convivência na escola: o papel do gestor. O último módulo tratará de temas gerais do ambiente escolar, que a UFBA chama de “sobre todas as coisas”.
O PAR é um planejamento municipal ou estadual, feito a partir de diagnóstico da educação local, com prazo de execução de quatro anos.
Ionice Lorenzoni
Curso de gestão escolar reúne 1,1 mil diretores do Nordeste
O curso, que foi pedido nos planos de ações articuladas (PAR) por 118 municípios desses estados em 2007 e 2008, tem os objetivos de qualificar e atualizar gestores de escolas públicas da educação básica. O coordenador da formação na UFBA, Paulo Vilaça, informa que a qualificação é semipresencial com apoio de tutores preparados pela universidade, materiais de estudos impressos, além de quatro encontros presenciais com duração global de 32 horas.
Em 2010, a Universidade Federal da Bahia abrirá um curso do mesmo nível para 309 diretores de escolas públicas de 38 municípios de Alagoas (77 cursistas), Rio Grande do Norte (152) e Ceará (80). Ao final de 2010, o professor Vilaça estima que a UFBA terá qualificado 1.460 diretores de escolas públicas de 156 municípios pertencentes a sete estados da região Nordeste.
Exigências – Para obter o certificado de aperfeiçoamento em gestão escolar da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, o gestor precisa cumprir, no mínimo, 75% da carga horária presencial, realizar 75% das atividades propostas nos módulos e no ambiente virtual, e alcançar nota igual ou superior a sete pontos no conjunto das tarefas.
Os temas do curso estão divididos em oito módulos: qualidade social da educação escolar; organização e gestão da escola: planejamento e avaliação; a construção do projeto político-pedagógico da escola; a avaliação da aprendizagem na escola; a gestão de pessoas e do ambiente físico da escola; a autonomia financeira das escolas; convivência na escola: o papel do gestor. O último módulo tratará de temas gerais do ambiente escolar, que a UFBA chama de “sobre todas as coisas”.
O PAR é um planejamento municipal ou estadual, feito a partir de diagnóstico da educação local, com prazo de execução de quatro anos.
Ionice Lorenzoni
Assunto(s):
Educação básica
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Gestão escolar