Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educação básica
Início do conteúdo da página
Provinha Brasil

Nova página eletrônica oferece informações sobre o exame

  • Quarta-feira, 18 de novembro de 2009, 16h23
  • Última atualização em Quarta-feira, 18 de novembro de 2009, 19h09
A Provinha Brasil avalia alfabetização de crianças do segundo ano (Foto: Banco de imagem/MEC)Está disponível na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir desta quarta-feira, 18, uma nova área específica para a Provinha Brasil, com informações atualizadas sobre o exame. Professores e gestores podem sanar dúvidas e conhecer características, formas de aplicação e resultados. As edições anteriores da prova, que acontece desde o primeiro semestre de 2008, também podem ser acessadas.

Para conhecer a nova edição da prova e se organizarem para a aplicação, os secretários de educação podem baixar todo o material da página, utilizando o CPF e a senha de acesso do sistema Educacenso. Não é necessário imprimir as provas e demais documentos referentes, porque todo o conjunto da Provinha Brasil já está sendo distribuído pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para todos os municípios brasileiros.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos permite aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso, que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Assessoria de Imprensa do Inep

Acesse a página da Provinha Brasil.
X
Fim do conteúdo da página