Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > São Paulo e Minas são estados que mais acessaram o resultado
Início do conteúdo da página
Educação básica

Professores mineiros concluem curso e recebem certificados

  • Quinta-feira, 28 de julho de 2011, 14h41
  • Última atualização em Quinta-feira, 28 de julho de 2011, 14h41
Um grupo de 158 educadores que trabalham em creches públicas de quatro municípios de Minas Gerais recebem neste sábado, 30, certificados de conclusão do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). O Proinfantil é um curso de nível médio, modalidade normal, para professores que estão em atividade, mas sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Esses 158 professores são das redes públicas das cidades de Ribeirão das Neves, que certifica 122, de Andradas (14), de Cataguazes (8) e de Periquito (14). De acordo com a coordenadora da agência formadora de Belo Horizonte, Vilma Lúcia do Carmo Almeida, a maior parte dos cursistas atua em creches municipais, e os demais são monitores de creches e escolas de educação infantil.

Vilma explica que o grupo reúne educadores dos 20 aos 50 anos de idade, muitos deles próximos da aposentadoria, e que não tiveram antes a oportunidade de qualificação. “Para todos, mas especialmente para os mais velhos, a diplomação é um sonho que se realiza”, diz a coordenadora. A entrega dos certificados será neste sábado, às 20h, na Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves.

Em Minas Gerais, a parceria do Proinfantil reúne o MEC, a secretaria estadual e as secretarias de educação das quatro cidades, além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O certificado que será entregue aos professores é emitido pela Escola Estadual José Heilbuth, autorizada pela Secretaria Estadual de Educação.

Proinfantil – O curso, semipresencial, tem duração de dois anos. As aulas presenciais acontecem nos polos do programa nos municípios e as atividades a distância são acompanhadas por tutores de cada secretaria municipal de educação.

Criado em 2005, o Proinfantil é desenvolvido por uma parceria que reúne o Ministério da Educação, universidades públicas, estados e municípios. Entre as diversas tarefas que têm os parceiros, é responsabilidade das universidades preparar os formadores; cabe aos municípios montar pólos para as aulas presenciais e indicar tutores que acompanharão os educadores durante o curso; o Ministério da Educação define as diretrizes, oferece os cadernos de estudos aos tutores e aos educadores e repassa recursos para as universidades que integram o programa. No MEC, o programa é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB).

Dados da SEB indicam que o Proinfantil qualificou, de 2005, quando iniciou o projeto piloto, a 2008, cerca de 7,4 mil professores. Em 2009, ingressaram no programa 9.231 cursistas, muitos deles já foram certificados e outros estão recebendo os diplomas neste semestre.

Ionice Lorenzoni

Conheça o Proinfantil.

X
Fim do conteúdo da página