Educação básica
Entre as tarefas e responsabilidades que tem o grupo articulador dos conselhos escolares três estão entre as principais: motivar as redes municipais para a construção de conselhos escolares em todas as unidades de ensino, fortalecer os conselhos existentes e fazer a formação dos conselheiros.
Na apresentação que fez no 3º encontro nacional, o Grupo Articulador do Rio destacou que o conselho escolar – formado por pais, alunos, professores, diretor da escola e a comunidade, em cada unidade de ensino – é um dos principais elementos da gestão democrática da educação pública.
No caso do estado do Rio, o grupo articulador registrou que existe motivação dos gestores das secretarias municipais para trabalhar na construção dos conselhos. Foi essa motivação que permitiu a realização de três fóruns regionais e o início da preparação de um fórum estadual previsto para 2012. Mas também existem dificuldades, como a falta de infraestrutura, de transporte e de recursos para o grupo se deslocar para os municípios.
Pernambuco – O grupo articulador pernambucano também fez um relato da sua experiência. Com menos de um ano de atividade, o grupo reúne os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Garanhus e Cabo de Santo Agostinho. Em 2011 promoveu dois encontros regionais com a participação de 43 dos 184 municípios do estado.
Para motivar a participação das escolas, o grupo articulador fez uma cartilha ilustrada usando a linguagem de cordel para explicar o que é, como funciona e para que serve o conselho escolar. Como a cartilha foi bem aceita tanto nas secretarias municipais de educação como nas escolas, o grupo criou um hino dos conselhos escolares na linguagem do repente.
A terceira estrofe do hino diz: “Entender sobre os conselhos/na vida de uma escola/é notar novos caminhos/numa educação que melhora/à medida que o povo/organiza sua história.”
O programa do 3º Encontro Nacional dos Conselhos Escolares, que se encerra nesta sexta-feira, 30, tem dois diálogos e uma oficina. Os diálogos são sobre o papel dos conselheiros escolares na mobilização social pela educação e sobre escola de bons conselhos – projeto e ações. A oficina será sobre práticas de criação e fortalecimento de conselhos escolares pelas secretarias de educação.
Ionice Lorenzoni
Leia mais:
Conselhos escolares são parte do processo de transformação do país
Técnicos dos conselhos escolares fazem relatos e trocam experiências
Entre as tarefas e responsabilidades que tem o grupo articulador dos conselhos escolares três estão entre as principais: motivar as redes municipais para a construção de conselhos escolares em todas as unidades de ensino, fortalecer os conselhos existentes e fazer a formação dos conselheiros.
Na apresentação que fez no 3º encontro nacional, o Grupo Articulador do Rio destacou que o conselho escolar – formado por pais, alunos, professores, diretor da escola e a comunidade, em cada unidade de ensino – é um dos principais elementos da gestão democrática da educação pública.
No caso do estado do Rio, o grupo articulador registrou que existe motivação dos gestores das secretarias municipais para trabalhar na construção dos conselhos. Foi essa motivação que permitiu a realização de três fóruns regionais e o início da preparação de um fórum estadual previsto para 2012. Mas também existem dificuldades, como a falta de infraestrutura, de transporte e de recursos para o grupo se deslocar para os municípios.
Pernambuco – O grupo articulador pernambucano também fez um relato da sua experiência. Com menos de um ano de atividade, o grupo reúne os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Garanhus e Cabo de Santo Agostinho. Em 2011 promoveu dois encontros regionais com a participação de 43 dos 184 municípios do estado.
Para motivar a participação das escolas, o grupo articulador fez uma cartilha ilustrada usando a linguagem de cordel para explicar o que é, como funciona e para que serve o conselho escolar. Como a cartilha foi bem aceita tanto nas secretarias municipais de educação como nas escolas, o grupo criou um hino dos conselhos escolares na linguagem do repente.
A terceira estrofe do hino diz: “Entender sobre os conselhos/na vida de uma escola/é notar novos caminhos/numa educação que melhora/à medida que o povo/organiza sua história.”
O programa do 3º Encontro Nacional dos Conselhos Escolares, que se encerra nesta sexta-feira, 30, tem dois diálogos e uma oficina. Os diálogos são sobre o papel dos conselheiros escolares na mobilização social pela educação e sobre escola de bons conselhos – projeto e ações. A oficina será sobre práticas de criação e fortalecimento de conselhos escolares pelas secretarias de educação.
Ionice Lorenzoni
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