PUC de Minas capacita professor do ensino básico
O Centro de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental (Cefor) da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais está elaborando, para professores do ensino básico, os cursos desenvolvimento da educação e educação especial, com enfoque na área de ciências humanas, e metodologia do ensino de ciências humanas e sociais. O Cefor integra a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
O primeiro curso terá início em agosto próximo e se estenderá até dezembro. O de metodologia do ensino de ciências humanas e sociais será ministrado em 2006. "Vamos trabalhar com as demandas dos municípios não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil", disse a professora Carla Ferreti, coordenadora do Cefor. Segundo ela, como são cursos a distância, é possível atender a um grande número de professores, mas eles devem ser indicados pelas secretarias municipais ou estaduais de educação.
O Cefor está vinculado à Diretoria de Ensino a Distância (PUC Minas Virtual), encarregada de dar apoio técnico e pedagógico aos cursos a distância da universidade. A diretoria é constituída por pedagogos, psicólogos, engenheiros eletrônicos e de telecomunicações, especialistas em produção de material multimídia, comunicadores e educadores.
A formação continuada baseia-se no reconhecimento e na valorização das informações e em práticas do dia-a-dia do professor. Os cursos são ministrados por professores-tutores capacitados pelo Cefor, os quais acompanham os professores-cursistas e o andamento dos cursos. Mais informações no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Rede - A Rede Continuada de Formação de Professores do Ensino Básico, na qual o MEC pretende investir R$ 40 milhões até 2007, é formada por 19 centros de pesquisa e desenvolvimento da educação instalados em universidades de 13 estados. Em maio próximo, o MEC vai repassar R$ 500 mil a cada um dos 19 centros para que oferecerem formação continuada a professores, principalmente da primeira à quarta série do ensino fundamental. No ano passado, os centros confeccionaram CD rooms, sofwares e páginas interativas na internet. Montaram, também, cursos presenciais, semipresenciais e a distância, que até 2007 formarão 400 mil professores. Mais informações pelo telefone (61) 2104-8672
Susan Faria e Assessoria de Imprensa do Cefor