Educação básica
Participam do encontro cerca de 350 representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação e do Ministério da Educação. Em sua participação na abertura do evento, o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, salientou que os dados do Censo permitem ao governo pensar e avaliar políticas públicas. “A educação brasileira está melhorando, e conseguimos ter esta certeza por meio do Censo”, disse. A opinião de Costa é compartilhada pelo secretário de educação básica do MEC, Romeu Caputo. “O Censo é o pilar sobre o qual edificamos nossas políticas públicas”, afirmou.
O Censo Escolar da Educação Básica oferece um quadro detalhado sobre alunos, profissionais em sala de aula, turmas e escolas. Os dados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais e de diagnósticos sobre a educação no Brasil. Servem ainda como base de cálculo dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os dados sobre movimento e rendimento coletados logo após o encerramento do ano letivo integram, com o desempenho escolar apurado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
Danilo Almeida
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Participam do encontro cerca de 350 representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação e do Ministério da Educação. Em sua participação na abertura do evento, o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, salientou que os dados do Censo permitem ao governo pensar e avaliar políticas públicas. “A educação brasileira está melhorando, e conseguimos ter esta certeza por meio do Censo”, disse. A opinião de Costa é compartilhada pelo secretário de educação básica do MEC, Romeu Caputo. “O Censo é o pilar sobre o qual edificamos nossas políticas públicas”, afirmou.
O Censo Escolar da Educação Básica oferece um quadro detalhado sobre alunos, profissionais em sala de aula, turmas e escolas. Os dados são fundamentais para a formulação de políticas educacionais e de diagnósticos sobre a educação no Brasil. Servem ainda como base de cálculo dos coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os dados sobre movimento e rendimento coletados logo após o encerramento do ano letivo integram, com o desempenho escolar apurado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
Danilo Almeida
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