Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Reserva técnica e conservação garantem obras para escolas
Início do conteúdo da página
Livro didático

Seminário discute os critérios de avaliação das obras inscritas

  • Terça-feira, 20 de maio de 2014, 16h03
  • Última atualização em Quarta-feira, 21 de maio de 2014, 13h14

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação promove a partir desta quarta-feira, 21, até sexta-feira, 23, em Brasília, o seminário Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015). O encontro, que reúne coordenadores de ensino médio e os responsáveis pelo programa nos estados e municípios, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), será transmitido em tempo real pela internet.

No seminário, serão apresentados e discutidos os princípios didático-pedagógicos que nortearam a avaliação das obras inscritas no PNLD 2015 e o processo de escolha dessas obras, destinadas a alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, pelos professores das escolas que compõem a rede pública de ensino do país.

O encontro atende à demanda dos responsáveis pelo PNLD nos estados e municípios acerca dos critérios de avaliação didático-pedagógica das obras constantes do Guia de Livros Didáticos enviado às escolas, e disponível na internet, como subsídio ao processo de escolha.

Programa — O PNLD tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo MEC, que elabora o Guia de Livros Didáticos, composto das resenhas de cada obra aprovada.

Cada escola escolhe democraticamente os livros que pretende usar, levando em consideração o planejamento pedagógico. Para garantir o atendimento a todos os alunos, são distribuídas também versões acessíveis (áudio, braile e mecdaisy) dos livros aprovados e escolhidos no âmbito do PNLD.

Assessoria de Comunicação Social

Acompanhe o seminário Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, em tempo real: nesta quarta-feira, 21, das 19h30 às 21h30; na quinta, 22, das 8 horas às 18h40; na sexta-feira, 23, das 8h20 às 11h20

X
Fim do conteúdo da página