Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e MCTIC lançam Programa Ciência na Escola com o objetivo de modernizar o ensino de Ciências
Início do conteúdo da página
Ensino-aprendizagem

Projeto em escola do Rio leva alunos a aprendizado e reflexão

  • Quinta-feira, 11 de junho de 2015, 09h56
  • Última atualização em Quinta-feira, 11 de junho de 2015, 09h56

No magistério desde 2007, o professor Peterson Soares da Silva leciona matemática a alunos do ensino médio e desenvolve o Projeto de Vida – Produção Cultural. A proposta é levar para a sala de aula as ações relacionadas à arte e à cultura e aplicá-las na comunicação do conhecimento. Peterson trabalha no Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“As possibilidades dessa atividade como instrumento pedagógico são bem conhecidas”, ressalta Peterson. “Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o projeto é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral.”

De acordo com o professor, além da valorização cultural, o Projeto de Vida conseguiu tornar os alunos mais confiantes, autônomos e protagonistas. “Isso pode ser notado no desempenho das diversas áreas do conhecimento, com 100% de aprovação e nenhuma evasão escolar no ano passado”, diz.

Para este ano, o projeto dobrou o número de vagas para os estudantes e foi ampliado em mais algumas áreas culturais. “O projeto entra no processo de educar os alunos para a sociedade e o mercado de trabalho”, avalia Peterson. “As ações em que mais se identificam são adotadas como instrumentos para o aprendizado da ética, justiça, compreensão de mercado de trabalho, responsabilidade, hierarquia e trabalho em equipe, além do desenvolvimento do aluno autônomo e protagonista.”

O professor desenvolve este ano uma adaptação acadêmica do musical Chicago, de John Kander, Fred Ebb e Bob Fosse; uma adaptação infantil do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; um espetáculo de stand-up, coral e oficina de desenho. Os alunos são os responsáveis pela atuação, dança, parte técnica e todo o contexto cênico (cenário e figurino), marketing e tarefas importantes para o desenvolvimento das atividades.

Peterson tem licenciatura em matemática e pós-graduação em administração escolar e coordenação pedagógica. Cursa, atualmente, pós-graduação em produção cultural.

O Projeto de Vida faz parte da matriz curricular do Colégio Estadual Hebe Camargo. Além de produção cultural, oferece atividades em áreas como sustentabilidade e esporte.

Fátima Schenini

Saiba mais no Jornal do Professor

Assunto(s): ensino médio , arte , cultura
X
Fim do conteúdo da página