G3 da Educação vai discutir três níveis de ensino
Três níveis de educação - básica, superior e a distância - estarão na pauta da primeira reunião do G3 da Educação, grupo que congrega os ministros da Educação da Índia, Brasil e África do Sul, programada para o segundo semestre deste ano, em Nova Deli, na Índia.
A pauta geral foi definida durante a II Reunião da Comissão Trilateral do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (Ibas) realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, entre os dias 7 e 11 de março. Um dos pontos mais adiantados da pauta diz respeito à proposta de intercâmbio na área de educação superior, sugerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O acordo em construção prevê que universidades dos três países possam se associar para desenvolver pesquisas e promover a mobilidade de professores e estudantes apoiados por bolsas de estudo da Capes.
Reunião - O G3 vai reunir os ministros da educação do Brasil, Tarso Genro, da África do Sul, Gracie Naledi Pandor, e o ministro do Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Índia, Arjun Singh. O encontro terá dois dias de duração, mas o mês e a data ainda serão definidos pelo país anfitrião da reunião, a Índia, informa a Assessoria Internacional do MEC.
Ionice Lorenzoni