Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Montes Claros ganha escola técnica
Início do conteúdo da página
Educação básica

Rondônia participa do mapeamento da alfabetização

  • Segunda-feira, 28 de março de 2005, 11h19
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 10h08

Uma radiografia da alfabetização de jovens e adultos começa a ser feita este mês em todo o país. Centenas de instituições estão recebendo das secretarias estaduais de educação o questionário do Mapeamento Nacional de Iniciativas de Alfabetização de Jovens e Adultos, coordenado pelo MEC.

O questionário já chegou a distantes e isoladas regiões de Rondônia. "Nessa época, chove muito no estado e fica difícil chegar em alguns lugares, mas fizemos os contatos necessários. Todas as instituições vão responder o questionário", disse Ricardo Batista de Azevedo, agente de dados em Rondônia.

Hoje, Azevedo recebe o questionário respondido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO). Segundo ele, algumas prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs) já mandaram o documento, essencial para ajudar o MEC a elaborar um diagnóstico abrangente, que permitirá ao país conhecer, em profundidade, as iniciativas e as instituições envolvidas na alfabetização de jovens e adultos. As informações vão subsidiar as políticas no MEC e nas secretarias municipais e estaduais de educação.

Azevedo visitou prefeituras e ligou para secretários municipais ou responsáveis pela educação de jovens e adultos para falar sobre o questionário. Entrou em contato, também, com representações do Sistema S (Senac, Sesi e Sesc) e ONGs. Os questionários vão alimentar o banco de dados da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia e, em seguida, serão enviados ao programa Brasil Alfabetizado, do MEC.

"A dificuldade é fazer todos preencherem corretamente o documento. Verificamos todos os itens e tiramos dúvidas. Rondônia tem 52 municípios", disse Azevedo. Segundo ele, o mapeamento identificará os projetos que estão dando certo ou não. "Observamos as falhas no sistema e tentamos intervir", observou.

Estratégia - Cada secretaria estadual de educação está montando a estratégia para participar do mapeamento, cujo questionário deve ser respondido pelas instituições até 30 de abril.

Mais informações sobre o mapeamento podem ser obtidas no MEC, pelo telefone (61) 2104-8490, e em Porto Velho, na Coordenação de Educação de Jovens e Adultos - Rua Paulo Leal, 357, CEP 78915-010, Porto Velho, RO. Telefone (69) 216-5314; fax (69) 216-5314.

Susan Faria

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página