Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa aborda desafios do professor e projetos inovadores
Início do conteúdo da página
Educação básica

Inscrição para olimpíada de astronomia e astronáutica termina em 1º de abril

  • Quarta-feira, 30 de março de 2005, 06h54
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 10h25

As escolas que quiserem fazer sua inscrição para a 7ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica (OBA) podem realizá-la até sexta-feira, 1º de abril, quando termina o prazo. O evento será realizado no dia 13 de maio em escolas de todo o país. Qualquer estudante do ensino fundamental ou médio pode se inscrever na OBA, desde que sua escola se cadastre com a organização da olimpíada.

O objetivo da olimpíada, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio, é despertar nos jovens o interesse pelas ciências da astronomia e da astronáutica.

Inscrição - As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone/fax (21) 2587-7150. Também há a possibilidade de se inscrever por meio de outra escola, caso a instituição onde o aluno estuda não se interesse em participar do evento.

A OBA, realizada anualmente desde 1998, mobiliza milhares de alunos. Neste ano, está inserida nas atividades do Programa AEB Escola, de popularização da ciência e divulgação das atividades espaciais brasileiras nas escolas do país. Para isso, a AEB conta com o apoio do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/Comando da Aeronáutica) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).

Somente em 2004, a OBA recebeu mais de 122 mil participações. A Olimpíada tem motivado a divulgação da astronomia, área das ciências que detém o maior número de sociedades amadoras entre a comunidade escolar. Com a inclusão do tema astronáutica, espera-se ampliar também a visibilidade do programa espacial brasileiro, a busca de informações sobre como funcionam os satélites e os foguetes, além de outras questões relacionadas à exploração espacial.

Informações sobre o regulamento da OBA, ficha de cadastro da escola e fontes de pesquisa sobre astronomia e astronáutica podem ser obtidas na página da olimpíada na internet.

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página