Professores do ensino médio escolhem livros didáticos
A partir desta terça-feira, 26, escolas e professores da rede pública de ensino médio de todo o país podem escolher os livros didáticos de língua portuguesa e matemática que serão utilizados em sala de aula em 2006. A escolha será feita com base no Guia do Livro Didático, que será encaminhado às escolas e está disponível na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A opção pode ocorrer via internet ou formulário, enviado com o Guia. Pela internet, a escolha deve ser feita até o dia 2 de julho. Quem preferir usar o formulário impresso deve postar a remessa até 24 de julho.
A Coordenação-Geral de Produção e Distribuição do FNDE expede, esta semana, carta-circular a todas as escolas públicas do ensino médio do Brasil com as orientações para a escolha. Com o documento, a coordenação está encaminhando o login (nome de acesso) e a senha para a escolha das obras, de uso exclusivo da direção da escola.
A carta-circular alerta escolas e professores para a necessidade de conservação dos livros, que devem ter vida útil de três anos, e a obrigatoriedade de os alunos devolverem as obras no fim do ano letivo - os exemplares serão reutilizados no ano seguinte por outros estudantes. No caso de insuficiência de livros, a coordenação orienta as escolas a utilizar o Sistema de Controle de Remanejamento e Distribuição da Reserva Técnica (Siscort), também encontrado na página eletrônica do FNDE. O sistema facilita, registra e controla o remanejamento de livros entre escolas e secretarias de Educação.
Disciplinas - O Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (Pnlem) foi criado em 2004 e começou com um projeto-piloto destinado aos alunos da primeira série das regiões Norte e Nordeste. Foram distribuídos 2,7 milhões de livros de língua portuguesa e de matemática para 1,3 milhão de alunos de 5.392 escolas públicas. O investimento foi de R$ 25 milhões.
Em 2006, o benefício será estendido a todo o País e contemplará as três séries do ensino médio com obras didáticas das duas disciplinas. Serão beneficiados 8,1 milhões de alunos de 16.148 escolas. O FNDE espera cobrir a grade curricular a partir de 2007 com a aquisição de livros de todas as disciplinas.
Repórter: Lucy Cardoso