Mais quatro estados recebem orientação para elaborar projetos
Secretários municipais de educação e técnicos do Mato Grosso do Sul, do Maranhão, da Paraíba e de Goiás participam, nos dias 28 e 29, de seminários de Cooperação Técnica para o Apoio Financeiro a Projetos Educacionais em 2005, promovidos pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os encontros ocorrerão simultaneamente na capital de cada um dos estados.
No primeiro dia, as equipes conhecerão os programas e ações do MEC para a educação básica. O segundo será reservado para oficinas de elaboração de projetos educacionais que buscam apoio financeiro da SEB em 2005. As atividades serão realizadas de 8h às 18h.
Este ano, o MEC incluiu a reforma, construção e adaptação das escolas entre as ações apoiadas. Projetos de capacitação de professores, de formação continuada de educadores e profissionais de apoio, e de aquisição de material didático também podem receber verbas para a melhoria da educação básica, de acordo com o Plano Plurianual (PPA).
Os seminários de cooperação técnica já foram realizados em 12 estados este mês. Os próximos encontros estão previstos para o mês de maio, em Pernambuco, no Ceará e em Minas Gerais.
Locais - Em Campo Grande (MS), o Seminário de Cooperação Técnica para o Apoio Financeiro a Projetos Educacionais em 2005 será realizado no auditório do Bloco 5 da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), Av. Ceará, 333, Bairro Miguel Couto. Em São Luiz (MA), o local escolhido foi o Auditório da Promotoria das Cidades, Rua Euclides Figueiredo s/n, ao lado do Fórum José Sarney, Bairro Calhau. Em João Pessoa (PB), o evento ocorre no Auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet/PB), Av. 1º de Maio, 720, Jaguaribe. E em Goiânia (GO) será no Augustus Hotel, Rua 4, esquina com Rua 20, Araguaia, Centro.
Informações sobre os eventos nos estados podem ser obtidas com os representantes das Undimes estaduais, pelos telefones: MS (67) 348-5023; MA (98) 8825-9079; PB (83) 3371-2210; GO (62) 201-5200/8266.
Repórter: Heloisa dArcanchy