Conselhos escolares terão banco de experiências
Nesta quarta-feira, 4, durante o 10º Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Ministério da Educação lançará o Banco de Experiências Exitosas de Conselhos Escolares, um cadastro de experiências bem-sucedidas em escolas públicas do país.
O lançamento acontece às 16h, durante o Fórum que será realizado em Brasília até sexta-feira, 6, no Setor Militar Urbano. Participam do lançamento o secretário de Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, o coordenador-geral do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Arlindo Queiroz, representantes das entidades parceiras e dirigentes municipais de educação de todo o país.
A Coordenação-Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino (Cafise), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) criou o cadastro para fomentar a apropriação de experiências bem-sucedidas. Os conselheiros interessados em divulgar sua prática poderão preencher formulário impresso distribuído pelo MEC ou formulário on line disponível no portal do ministério. O material enviado será avaliado e selecionado para publicação, e, em seguida, encaminhado a todas as secretarias de educação e conselhos municipais de educação.
O formulário do Banco de Experiências Exitosas de Conselhos Escolares poderá ser preenchido a partir dos temas: implantação do conselho escolar; acompanhamento do aprendizado na escola; relação escola-comunidade; aproveitamento do tempo pedagógico; escolha do diretor; articulação com outros conselhos da escola; controle social dos recursos financeiros da escola; e outros.
Nessa ação do MEC, a Cafise articula parceria com o Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O grupo é composto por União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Para a implementação e consolidação dos conselhos escolares, o MEC fará este ano dez encontros estaduais para capacitação de professores e multiplicadores do programa de fortalecimento. Em parceria com a Universidade de Brasília, oferecerá curso a distância para formar três mil multiplicadores das redes estaduais e municipais. "O banco de experiências terá reflexos na formação de uma rede de competências no campo da democracia participativa", disse o coordenador do programa, Arlindo Queiroz. "A rede de conselhos escolares é o espaço da mobilização da sociedade para a melhoria dos níveis da educação no país."
Repórter: Adriana Maricato e José Leitão