Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola supera adversidades no Acre
Início do conteúdo da página
Educação básica

MEC apresenta programas de educação básica em 20 municípios gaúchos

  • Quinta-feira, 05 de maio de 2005, 06h53
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 07h52

Técnicos das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC), de Educação Especial (Seesp/MEC), de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) apresentarão a gestores de 20 municípios gaúchos o funcionamento dos programas do ministério destinados a apoiar a educação básica municipal. O encontro será realizado nesta sexta-feira, 6, das 13h30 às 18h, no auditório Alcyr Cheuiche, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Alegrete (RS).

Entre os programas a serem apresentados estão a merenda e o transporte escolares, a distribuição do livro didático, o programa Escola de Fábrica, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos, a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o censo escolar.

Segundo o secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge da Silva, as oficinas são um passo importante para tornar mais transparente a estrutura do ministério e a busca de uma parceria mais efetiva com os municípios voltada para uma política nacional de educação.

Participarão do evento representantes dos municípios de Alegrete, Aceguá, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itacurubi, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Nessa iniciativa, o MEC conta com a parceria dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs).

Até julho, o MEC realizará 12 oficinas-piloto sobre educação e desenvolvimento regional. Na primeira fase, serão capacitados gestores do Ceará e do Rio Grande do Sul. Numa etapa posterior, participarão do programa os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Repórter: Ivone Belem

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página