Prorrogadas as inscrições para o Selo Escola Solidária
Cerca de 5,3 mil escolas já se inscreveram no Projeto Faça Parte para receber o Selo Escola Solidária, que identificará escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação e responsabilidade social. O projeto foi lançado pelo ministro da Educação, Tarso Genro, em 27 de abril, no Centro Interescolar de Línguas, em Brasília. As inscrições foram prorrogadas até 10 de junho.
O selo é uma iniciativa do Projeto Faça Parte, do Instituto Brasil Voluntário, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Esta é a segunda edição do evento, realizado a cada dois anos. Mais de 8,7 mil escolas públicas e particulares, de educação infantil, fundamental, média e técnica já foram reconhecidas em todo o país. No ato da inscrição, o responsável pela escola responde perguntas sobre a atuação em relação aos projetos sociais; proposta pedagógica, trabalhos voluntários e atuação dos alunos. O questionário leva a comunidade escolar a refletir sobre compromissos sociais.
O Selo Escola Solidária é uma oportunidade também para as escolas serem valorizadas como espaço de educação, formação e cultivo da solidariedade. Este ano, 102 mil escolas receberam folhetos que explicam o que é o selo. Para recebê-lo, devem se inscrever na página eletrônica. As instituições de ensino selecionadas ganharão certificados, cartazes do programa e um cd com arquivo do selo para inseri-lo no material que desejar, além de sugestões de como utilizá-lo.
Voluntariado - O Faça Parte é uma organização social que objetiva consolidar a cultura do voluntariado nas escolas, ao estimular a participação da juventude. O programa destaca iniciativas de projetos de voluntariado dos jovens e das escolas, além de produzir e disseminar materiais de apoio ao educador e ao jovem, como vídeos, livros, folhetos e apostilas. Mais informações nos endereços eletrônicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 3266-5477.
Repórter:Susan Faria