MEC apresenta programas de educação básica em 41 municípios cearenses
Técnicos das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC), de Educação Especial (Seesp/MEC), de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) apresentarão a gestores de 41 municípios do Ceará (CE), o funcionamento dos programas do ministério destinados a apoiar a educação básica municipal. O encontro será realizado nesta sexta-feira, 17, das 13h30 às 18 horas, na estância termomineral Balneário do Caldas, no Hotel das Fontes, município de Barbalha (CE).
Entre os programas a serem apresentados estão a merenda e o transporte escolares, a distribuição do livro didático, o programa Escola de Fábrica, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos, a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o censo escolar.
Segundo o secretário executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge, as oficinas são um passo importante para tornar mais transparente a estrutura do ministério e a busca de uma parceria mais efetiva com os municípios, voltada para uma política nacional de educação.
Parceria – Nessa iniciativa, o MEC conta com a parceria da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Ceará).
Até julho, o MEC realizará 12 oficinas-piloto sobre educação e desenvolvimento regional. Na primeira fase serão capacitados gestores do Ceará e do Rio Grande do Sul. Numa etapa posterior, participarão do programa os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Repórter: Cristiano Bastos